segunda-feira, 9 de julho de 2007

7 - O Livro de Amós

Grande parte do conteúdo dos comentários sobre os Livros dos profetas do Antigo Testamento não foram escritos por mim, é claro.

No entanto, eles representam muitos meses de investigação na Internet e um grande trabalho de coordenação para seleccionar e juntar o material que julguei ser de interesse para pastores e pregadores do Evangelho.

Além disso, eu tive que sistematizar os diversos comentários de forma estruturada e apresentável, para os pastores e pregadores poderem encontrar facilmente as suas mensagens, bastando adicionar uma pequena dose de inspiração pessoal à mensagem escolhida.

E a todo este trabalho de busca, selecção e sistematização dos comentários, eu adicionei ainda ideias pessoais que enriqueceram estas exposições dos livros dos profetas.


O livro de Amós

I. Introdução

O livro de Amós pertence ao Antigo Testamento da Bíblia. A profecia deste livro da Bíblia hebraica foi dirigida primariamente ao reino setentrional de Israel. Pelo que parece, foi primeiro proferida oralmente, durante os reinados de Jeroboão II e de Uzias, respectivamente reis de Israel e Judá, cujos reinados coincidiram entre 829 e cerca de 804 a.C. (Am 1:1)

Mas, por volta de 804 a.C. foi assentada por escrito, presumivelmente após o profeta voltar a Judá.


I I. Autor e data

A. Autor: Amós

Amós, cujo nome significa “Aquele que suporta o jugo”, ou "burden" (peso).

Ele era um nativo da pequena cidade de Tecoa, situada nas colinas de Judá, a cerca de 16 km ao sul de Jerusalém. Ele é o primeiro dos assim chamados profetas escritores do séc. VIII aC. Os outros incluem Oséias a Israel e Miqueias e Isaias a Judá. Amós rejeitou treinamento como um profeta profissional, admitindo que ele era um pastor de ovelhas e cultivador de sicômoros. Apesar do seu histórico não-profissional, Amós foi chamado para entregar a mensagem de Deus ao Reino do Norte, Israel.

B. Data: entre 760 –750 aC

Amós profetizou durante os reinados de Uzias, de Judá (792-740 aC), e Jeroboão II de Israel (793-753 aC). Seu ministério foi realizado entre 760 e 750 Ac e parece ter ocorrido em menos de dois anos.


I I I. Contexto histórico

A. Prosperidade económica mas Deus era esquecido

A metade do séc. VIII aC foi uma época de grande prosperidade tanto para Israel como para Judá. Sob o domínio de Jeroboão, Israel havia conquistado novamente o controle das rotas internacionais do comércio— a Rodovia do Rei, através da transjordânia, e o Caminho do Mar, através do vale de Jezreel e ao longo da planície da costa. De acordo com 2Rs 14.25, ele restaurou as fronteiras de Israel desde Lebo Hamate (ao norte) até o mar da Arabá (o mar Morto, ao sul).

Judá, sob o domínio de Uzias, reconquistou Elatae ( o porto marítimo de Ácaba) e expandiu-se para o sudeste às custas dos filisteus. Israel e Judá haviam atingido novos auges políticos e militares, mas a situação religiosa estava fraca o tempo todo.

B. A idolatria dominava exuberantemente

A idolatria estava exuberante; os ricos estavam vivendo na luxuria, enquanto os pobres estavam oprimidos; a imoralidade havia generalizado; e o sistema judicial estava corrompido. O povo interpretava sua prosperidade como um sinal da bênção de Deus sobre eles. A tarefa de Amós era entregar a mensagem de que Deus estava descontente com a nação.

B. O castigo tornou-se inevitável

A paciência de Deus esgotou-se e o castigo era inevitável. A nação seria destruída a menos que houvesse uma mudança no coração deles— uma mudança na qual acontecesse o que diz o texto:

“Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça, como o ribeiro impetuoso” (5:24).

Infelizmente vemos que às vezes é em tempo de prosperidade que vem da benção de Deus, que o povo esquece-se de Deus e começa a viver uma vida pecaminosa e a sua religião passa a ser um ritual morto isento de contrição e piedade. Era o que estava a acontecer com o povo.


I V. O conteúdo do livro

A. Amós traz basicamente uma mensagem de julgamento.

"Um julgamento sobre as nações, oráculos e visões de julgamento divino sobre Israel".

O tema central do livro é que o povo de Israel havia quebrado o seu concerto com Deus.

Como resultado, o castigo de Deus sobre eles por causa do pecado será severo. Amós começa com uma série de acusações contra os sete vizinhos de Israel, incluindo Judá, e, depois, ele acusa Israel (1.3-1.16). Cada nação estrangeira tem de ser castigada por ofensas especificas, seja contra Israel ou qualquer outra nação.

B. Deus governa o universo e as nações devem-lhe respeito

Esse julgamento sobre as nações nos ensina que Deus é um Monarca universal.

Todas as nações estão sob seu controle.

Elas têm de prestar contas a Deus pelos maus tratos às outras nações e povos. Israel e Judá, todavia serão punidos porque eles quebraram seu concerto com Deus.

1. A 1ª secção 3.1-6.14

É uma série de três oráculos ou sermões direcionados contra Israel. Eles incluem a ameaça de exílio.

2. A 2ª secção 7.1-9.10

É uma série de cinco visões e julgamento, em duas das quais Deus se retira.

3. A 3ª secção 9:11-15

Amós promete restauração para Israel.


I V. O Espírito Santo em acção

A obra do Espírito S anto não é mencionada especificamente em Amós.

Mas, o processo da inspiração do profeta e a revelação da mensagem de Deus são geralmente atribuídos por outros profetas ao Espírito (Is 48.16; Ez 3.24; Mq 3.8).

"Como é o caso da maioria dos profetas, é quase impossível fazer uma distinção entre o Senhor Deus e o Seu Espírito Santo".

Amós não menciona o Espírito Santo em sua obra, mas aquelas acções atribuídas ao Espírito Santo por outros profetas, e no Novo Testamento estão presentes em Amós.


V. O esboço do livro de Amós

A. Introdução 1.1-2

B. Julgamento sobre as nações 1.3 –2.16

Damasco 1.3-5,

Gaza 1.6-8,

Tiro 1.9-10,

Edom 1.11-12,

Amom 1.13-15,

Moabe 2.1-3,

Judá 2.4-5,

Israel 2.6-16

C. Oráculos contra Israel 3.1– 6.14

Julgamento sobre o povo escolhido de Deus 3.1-15Julgamento de Deus sobre o povo insensíveis 4.1-13Julgamento sobre o impenitente povo de Deus 5.1-6.14

D. Visões de Julgamento 7.1-9.10

Visões de abrandamento 7.1-6,

Visões de rigidez 7.7-9.10

E. A restauração de Israel 9.11-15

A tenda de Davi levantada 9.11-12,

A terra e o povo restaurados e abençoados 9.13-15


V I. Mensagens sobre o livro de Amós pelo Viriato

Pode ver em baixo um esboço para uma mensagem.

A. A visão de Amós

O que viu e ouviu Amós? 1:1-2

1. Deus a clamar como um leão feroz contra o pecado das nações.

2. Luxuriantes pastagens secam, morrem, pastores lamentam-se

B. A profissão de Amós

O que fazia Amós? 7:14

Era apenas um pastor e trabalhador do campo.

C. O nome de Amós

O que significa o seu nome?

Significa “Burden” – peso que queima, que incomoda

D. A mensagem de Amós 

O que pregou Amós?

1. Denúncia do pecado  2:6, 3:10, 4:1

2. Pronuncia o julgamento de Deus sobre o pecado 1:3, 3:2-3, 4:12


Desenvolvimento de uma Mensagem desenvolvida pelo Viriato

A. A visão de Amós

O que viu e ouviu Amós? Amós 1:1-2

1. Amós vê Deus a bramar "como um leão" contra a sociedade

Amós 1:1 "Palavras que, em visão, vieram a Amós, que era entre os pastores de Tecoa, a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto"

Amós 1:2 "Ele disse: O SENHOR rugirá de Sião e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; os prados dos pastores estarão de luto, e secar-se-á o cimo do Carmelo"

Amos viu e ouviu Deus a clamar contra a sociedade, por estarem a viver no pecado – exploração da classe pobre, violência e em toda a corrupção social e religiosa O pecado era tão grande, que o clamor era tão forte “como o rugido de um leão feroz”

Deus dá esta visão a Amos, porque quer que Amos dê voz a este clamor. Amos é quem vai clamar como um leão feroz contra a nação de Israel e as outras nações.

Lição: Nós queremos ser a voz de Deus, que clama contra as injustiças que estão à nossa volta. Como Amos?

Amós podia ter dito a Deus que não se metia naquilo, que não era nada com ele … que não queria receber a retaliação do povo. que não se calou, clamou como um leão feroz.

E nós vamos ficar conformados, habituados, calados, mais, vamos coabitar, namorar como o pecado, com as injustiças … vamos dizer, afinal toda a gente faz, porquê que eu não faço também … ou toda a gente se cala, porquê que eu devo falar contra …

2. A profecia é seguida de devastação e destruição

Quando um profeta profetiza o julgamento de Deus sobre uma sociedade que vive em pecado, a sua profecia é seguida de devastação e destruição.

É isto que Amós vê na sua visão, que iria acontecer depois dele ir profetizar contra o pecado da Nação.

Amós 1:2 "O SENHOR rugirá de Sião e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; os prados dos pastores estarão de luto, e secar-se-á o cimo do Carmelo".

Algumas traduções dizem "As luxuriantes pastagens ..."

Mas a devastação não fica nos prados, atinge as casas, os palácios ganhos através da exploração de abuso dos pobres.

Já ouviram o leão a urrar, bramar? O quê que acontece à volta deles.

Quando Deus rugir como um leão … através do profeta, o que irá acontecer aos prados luxuriantes e às casas e aos palácios?

Exemplo na sociedade: Quando há um pecado, alguma coisa contra Deus … e Deus clama contra a sociedade, ou contra os homens que estão a fazer isto, o que irá acontecer a seguir?

"O seu rugido vai ser seguido de vão um julgamento de Deus" … alguma coisa irá acontecer da parte Deus à sua volta - figurada no livro de Amós por devastação e destruição.

Mas Deus clama, ruge através de quem? Da Igreja, dos seus servos, dos porfetas!

Se a Igreja clamasse da parte de Deus (profetizasse da parte de Deus), contra os homens que estão a cometer injustiças e a pecar contra Deus ou contra o seu semelhante, nós iríamos ver acontecer as mesmas coisas:

"devastação e destruição à nossa volta, julgamento de Deus contra os homens que estão a pecar voluntariamente contra ELE".

Os homens não se ficariam a rir como ficam tantas vezes! Nem Satanás!

B. A profissão de Amós

O que fazia Amós? Amós 7:14

1. Amós não vinha da família dos profetas, sacerdotes ou da da nobreza

Ele não vinha de famílias de profetas. Que eram boas famílias, alguns eram ricos ou da nobreza. Os profetas, normalmente eram filhos de sacerdotes ou de gente da classe alta, que podia estudar, conhecer as letras … não era uma pessoa qualquer …

Mas Amos, o que era? E em que se tornou ele?

"Será que para um crente, ser pastor, profeta, apóstolo, evangelista, ancião, diácono, pregador … precisa de vir de vir de famílias assim … ter grandes estudos … ter estudado numa Escola Bíblica?"

2. Qualquer crente, pode servir a Deus, não importa a profissão.

Pode ser uma pessoa que tenha uma profissão simples ou com mais nível académico?

E muitas vezes Deus chamar crentes para deixar a profissão, mesmo, deixa-os na sua profissão, mas chama-os para serem obreiro de Deus e terem uma função dentro dos ofícios dos 5 servos, que vemos em Efésios 4?

"A maior parte das pessoas que trabalham para Deus, num destes 5 ofícios da Igreja, são homens e mulheres que mantém a sua profissão …"

Podem ser boas profissões, académicas, ou simples, operários, camponeses, pescadores etc

O que é preciso é responder ao apelo de Deus, como fez Amós, um pastor e trabalhador de campo.

Não queremos responder o chamado de Deus … e dizer como Amós: … 7:14

Dar exemplos de pessoas que servem Deus, mantendo as suas profissões.

C. O nome de Amós

O que significa o nome de Amós?

Burden – peso "um peso que queima".

Ele sentia dentro dele um peso ao ver os mais ricos e mais fortes a explorarem os mais pobres e mais fracos – explorar, abusar e matar.

É por isso que ele está preparado para Deus chamá-lo … para Amós clamar como um leão feroz contra as injustiças …

D. A mensagem de Amós

O que pregou Amós?

1. Amós denuncia o pecado 2:1-16 - 3:9-10 - 4:1

Ele denuncia Perversão da justiça, suborno, escravidão, belas vivendas à custa do roubo e da pilhagem, esposas ricas incitam os maridos a roubar aos pobres,
e a esmagar os explorados.

2. Amós pronuncia o julgamento 1:1-15, 2:1-16, 3:2-3, 4:12

Há 4 expressões que representam o julgamento de Deus:

"Porei fogo, quebrarei, destruirei, matarei …"

Foi o que Amós viu na sua visão, e é o que irá acontecer quando ele começar a pregar, a dar voz ao clamor de Deus, Amós vai denunciar o pecado, pronunciar o julgamento e as pastagens vão secar-se, as pessoas vão lamentar-se.

Quando a voz do Senhor começar a clamar, através de Amos, como o bramido de um leão feroz desde o seu templo, Deus porá fogo, quebrará, destruirá e matará.


E. Conclusão e aplicação da mensagem

4:12 Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus

Prepara-te ó mundo!

Prepara-te ó Nação!

Prepara-te ó homem!

Prepara-te ó Igreja!


Prepara-te ó crente!



A mensagem do livro pode ser aplicada ao mundo, a uma Nação, a um homem, que viva longe de Deus e esteja a cometer os pecados denunciados neste livro. Por isso irão conhecer os castigos de Deus pronunciados na nesta mensagem, ou outros castigos, mais cedo ou mais tarde.

Mas pode também ser aplicada à Igreja ou a um crente, sempre que esta  esteja a viver no pecado, longe de Deus e cometendo os delitos que a nação de Israel estava a cometer, denunciados na mensagem de Amós.



Podemos fazer muitas aplicações a partir da mensagem deste livro e fazer um apelo ao arrependimento para que o castigo de Deus não caia, ou se já começou a cair, seja retirado.



O Site que eu mais utilizei para elaborar estas apresentações sobre os Profetas foi o seguinte:

Vivos! O Site da Fé Cristã  http://www.vivos.com.br/172.htm


Em baixo pode dar uma olhadela ao meu post sobre a Maçonaria:


Sem comentários: