quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A Cura da Alma

I. A Introdução ao assunto

A cura da alma é uma das áreas da vida cristã muito negligenciada e as Igrejas não estão a providenciar programas adequados ligados com a “cura da alma”, que ajudem os membros e pastores a lidarem com conflitos da alma e a serem libertos de problemas de personalidade ligados ao carácter, emoções,  temperamento e a inclinações complexas e diversas, algumas mesmo de natureza sexual e fraudulenta.

Infelizmente, há líderes cristãos que sofrem de uma inclinação muito forte ligada a pecados sexuais, outros têm temperamentos fortes que os tornam muito agressivos e há alguns mesmo que sofrem de uma grande tendência ligada a actos de fraudulência e vigarice.

Há muitos crentes que sofrem toda a vida pela calada de diversos distúrbios a nível da sua "alma", não buscam ajuda, porque também ninguém lhes oferece esta ajuda e não conseguem uma cura completa ou libertação de certos conflitos e pecados e acabam por enganar a si mesmo e aos outros.

Mas é bom saber que afinal todos nós precisamos de "cura da alma", pois sofremos de distúrbios, conflitos e comportamentos que "precisam de ser endireitados".

Procure na Net o corinho de crianças: "havia um homenzinho torto, que morava numa casa torta, andava num caminho "torto" e tudo o que fazia era "torto" ...

Eu e voçê somos o homenzinho "torto" ... que um dia a Bíblia encontrou, e tudo o que era "torto" Jesus endireitou.
 
É deste assunto que iremos tratar – a cura da alma, deixar Jesus restaurar, endireitar a nossa alma.


I I. As doenças - emocional, psíquica, personalidade e espiritual

A. As igrejas deviam estar mais preparadas para a cura da alma

Há muitas doenças com sintomas físicos cujas causas estão na desarmonia da alma. Estão na alma, ou no psíquico como dizem os psicólogos, não são doenças orgânicas (físicas).

Normalmente quem deve lidar com este tipo de doenças são os psicólogos ou então a Igreja e os pastores, através  do aconselhamento pastoral e da confissão desses distúrbios e pecados da alma.

"Os Pastores deviam ter mais preparação na esfera psíquica, porque o trabalho pastoral está ligado directamente à esfera da alma da pessoa".

Ou deviam utilizar membros que têm cursos e experiência na área da psicologia, psiquiatria e clínica geral, para desenvolverem um ministério de cura da alma dentro da Igreja.

O problema é que, muitas vezes, são os próprios pastores que precisam da cura da alma, por sofrerem de conflitos emocionais, problema de personalidade, distúrbios psicológicos ou mesmo de uma tendência pecaminosa muito forte.

Se os pastores tivessem passado por uma  "cura da alma" maior, quando estivessem a preparar-se para o ministério, debruçando-se sobre este assunto como deve ser, talvez não precisassem tanto de ir a "restauro espiritual para pastores".

É claro que "os ministérios de restauro" não são só para ajudar os pastores a resolverem problemas emocionais, personalidade e pecaminosidade, mas estão também ligados ao trabalho pastoral que por ser um muito árduo, pode ultrapassar a capacidade física e emocional do pastor, levando-o a precisar de um tempo de descanso e restauro emocional, psicológico, físico e espiritual.

O trabalho da Igreja e dos pastores é lidar com pessoas que, muitas vezes, podem ser portadoras de conflitos, inclinações e tendências muito complexas. Um médico por muito treinado pode não estar preparado para o trabalho de cura da alma, por não saber lidar com o pecado das pessoas, levando-as à confissão e à restauração.

A não ser que seja um médico, psicólogo ou um psiquiatra cristão, que do meu ponto de vista são aqueles que estão mais preparados para lidar com a "cura da alma".  

B. O transtorno e a desarmonia da alma.

As causas que podem criar desarmonia na alma e criar atitudes pecaminosas são:

Um ressentimento contra alguém que nunca conseguimos perdoar; uma injúria que fizeram contra nós, que nunca mais esquecemos; maus tratos de familiares ou vindo de terceiros que deixaram marcas profundas no fundo do nosso íntimo; abusos físicos e sexuais; problemas de personalidade ligados com o carácter e o temperamento da pessoa; distúribos emocionais de diversa natureza; inclinações para actos sexuais contre nature e até de grande perversão; um pecado qualquer que nunca deixamos e aos poucos vai envenenando o nosso corpo e a nosssa alma; e a tendência inata ou adquirida para a depressão e doenças bipolares.

É claro que não podemos ignorar que alguns destes problemas podem estar associados a doenças físicas, e precisam de um tratamento profissional adequado.

Neste trabalho eu vou fazer referência aos problemas da alma que estejam mais associadas a problemas de personalidade e temperamento, problemas de natureza emocional e psicológica, ou a outras inclinações e tendências em que o "pecado" pode ser a causa principal.

O pecado, qualquer que seja, existente e alimentado dentro do coração, pode criar problemas sérios à alma humana, levando-a ao desregramento (desordem), confusão, culpa, desespero, desesperança e mesmo à depressão e ao suicídio.

Mas, para falar um pouco mais sobre este assunto tão pertinente que é a "cura da alma", terei que primeiro dar alguns esclarecimentos sobre a questão da dor e a doença.


I I I. Diversos aspectos sobre os conflitos da alma 

A. Sobre a dor e a doença

A dor natural foi criada por Deus para proteger-nos no nosso contacto com o meio ambiente. A dor é normal. Só quando a dor atinge certos limites, é que se torna indesejável.

A doença, no entanto, não é da vontade ideal e original de Deus. A vontade ideal e original de Deus é que todos os homens e mulheres pudessem gozar de uma boa saúde.

No entanto, embora a doença não seja da vontade ideal e original de Deus, ela existe por causa da entrada do pecado original no mundo e Deus no seu processo redentor pode utilizar a doença para chamar uma pessoa para si e mesmo para a santificação dos crentes e outros aspectos mesmo um pouco misteriosos.

Vemos por exemplo o caso misterioso de Job, que era um homem recto, mas que Deus chegou mesmo a permitir que o diabo infligisse a doença nele, e o fizesse perder os seus filhos e bens.  Mas vemos no final do livro, que depois daquela grande prova Job foi muito abençoado.

Jó 42: 12 Assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13 Também teve outros sete filhos e três filhas.

B. Como surgiu a doença

Deus não nos criou como bonecos mecânicos, como aquela boneca que quando abraçamos e carregamos no botão ela fala e diz: “I love you”. Mas, afinal ela não ama nada, pois não tem sentimentos.

Deus criou-nos como “agentes morais” com sentimentos, vontade própria e com uma consciência do bem e do mal.

Deus criou o homem livre, e o homem por sua própria vontade decidiu pecar voluntariamente, escolhendo o mal em vez do bem. É daí que veio o pecado original e como consequência o comportamento pecaminoso do homem e a doença.

Todas as doenças tem como causa primária o pecado original

C. A doença divide-se em 2 classes: físicas e psíquicas

Nas doenças físicas, a raiz da doença está numa mal função, ou dano no organismo – "mais propriamente dito, no corpo".

Nas doenças psíquicas a raiz da doença está numa mal função da mente “psíquico” – "disfunção na alma da pessoa".

É de notar que esta doença não está no cérebro - senão seria uma doença física; mas sim no pensamento, psíquico, ou alma, como queiramos chamar.

Pode aparentar ser uma doença física, por causa dos sintomas, mas a causa pode ser, por exemplo: "excesso de preocupação, choque emocional, stress, diversos abusos, problemas de personalidade de natureza temperamental ou de carácter que dificultam o relacionamento com a vida e com as outras pessoas, ou um outro comportamento, tendência e relacionamento qualquer que causa desarmonia em nossa alma".

As doenças físicas não fazem parte da esfera dos pastores ou da Igreja. As doenças físicas devem ser tratadas pelos hospitais e médicos.

Dizer a uma pessoa que herdou ou contraiu uma doença puramente física que não deve ir a um hospital, ou a um médico, é um atentado contra a sua vida e uma atitude de grande ignorância e de irresponsabilidade.

Não estou a dizer que a Igreja, ou pastores não devem orar por pessoas que estão doentes fisicamente.

Claro que podem e devem acreditar que Deus no seu amor e imensa graça pode intervir e efectuar a cura divina.

D. Doenças complexas que podem ter muitas causas

Há "doenças complexas", por não se saber completamente ao certo, do ponto vista científico, a percentagem que a mente e o corpo têm na causa dessas doenças.

É o exemplo de certos comportamentos ligados com a sexualidade, o álcool, a droga, o jogo, o tabaco, e a tendência para a fraudulência, vigarice, violência e para o crime.

No entanto qualquer que sejam as causas destas inclinações ou doenças, há que distinguir bem as causas e os efeitos.

Ou seja, não podemos desculpar os efeitos, se forem maus ou perniciosos, atestando que a pessoa não é responsável pela causa da sua doença ou inclinação.

Se os efeitos, ou os sintomas são maus, devemos em primeiro lugar colocar a etiqueta certa no comportamento - “comportamento mau”; no caso pastoral e bíblico, a etiqueta seria - “pecado”, ou seja "comportamento pecaminoso" .

Depois da etiqueta posta, e o comportamento da pessoa ter sido etiquetado como "comportamento mau ou pecaminoso", passamos ao diagnóstico.

Reparem bem que estou a dizer que o comportamento da pessoa é mau, é pecaminoso. É o comportamento dela que estamos a condenar. Não é a pessoa! A pessoa precisa de ser ajudada e restaurada.

Ao passarmos para o diagnóstico, procuram-se as causas da doença que está a levar a pessoa a esse "comportamento mau". Lida-se com as causas, tentando identificá-las e procurando ajudar as pessoas através dos meios terapêuticos e pastorais à nossa disposição.

Portanto, não vamos dizer a um prostituto, prostituta, alcoólico, drogado, vigarista, violento e homicida ou alguém que tem um "mau comportamento", que não faz mal, que ele pode continuar, que ninguém tem nada a haver com o seu comportamento e que, por final, ele nem é culpado das causas que o levaram a isso.

Não vamos atacar a pessoa, mas vamos identificar o seu comportamento como "mau ou pecaminoso " e vamos atacar as causas e procurar providenciar a cura para as pessoas.

O ano passado, um pastor, dos mais conhecidos na América, que tanto atacou o homossexualismo, foi descoberto e afinal ele mesmo tinha um amante a alguns anos.

De certeza absoluta que este pastor evangélico sabia que esta prática é pecaminosa. Mas, o problema dele, é que havia causas físicas, mentais, ou provenientes unicamente do seu passado, ou uma mistura disso, que o levaram a essa prática e como ele nunca recebeu tratamento, continuou às escondidas a praticar o homossexualismo.

Pode haver problemas iguais ligados com o álcool, jogo, adultério, problemas de temperamento e carácter, que atormentam as pessoas, até crentes e mesmo pastores evangélicos, que nunca tiveram o cuidado ou a coragem para lidar de frente com esses problemas e procurar a libertação e cura, que forçosamente terá que que passar pela confissão, o arrependimento e a Fé em Cristo.

Desta forma, há pessoas que sofrem toda a vida de um problema, mas vão "ventilando" o problema, ou "negando" o problema, ou "racionalizando o problema", ou buscando "bodes expiatórios" culpando outras pessoas e situações como sendo os principais responsáveis por esses maus comportamentos, em vez de os confrontar de frente e procurar o perdão, a libertação e a cura!

Se for o caso de um pastor evangélico que sofre de uma problema assim, os familiares e os membros das suas Igrejas terão que o aturar e sofrer as consequências desse problema.

A cura da alma é uma das áreas da vida cristã que tem sido mais negligenciada e as Igrejas não estão fazendo muita coisas, para poderem providenciar programas e terapias adequadas ligadas com a “cura da alma”, que ajudem os seus membros e pastores a lidarem com problemas de natureza emocional, a moderarem os seus temperamentos, a purificarem aspectos pecaminosos do seu carácter e a serem curados e libertos de doenças complexas de todo o tipo, como já vimos em cima, que possam estar a sofrer pela calada, sem nunca ter conseguido uma completa cura e libertação, enganando-se a si mesmo e aos outros.


I V. As doenças espirituais

Além dessas doenças complexas que podem ter uma causa física ou psicológica, ou uma combinação das duas, nós temos ainda as doenças espirituais que podem vir de possessão, opressão ou perseguição diabólica.

Os pastores quando estão a lidar com as pessoas não sabem muitas vezes qual é a causa que está por detrás de determinados sintomas e comportamentos, se é puramente emocional, psíquica, doença da personalidade e mesmo física, ou se é espiritual, causada por um demónio.

"Acerca disso, a própria Bíblia revela que os demónios até podem também infligir doenças físicas, vemos o caso de Job que o diabo infligiu-lhe a doença, e vemos o caso daquela mulher corcunda."

Lucas 13:11 "E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se".

A Bíblia fala aqui de um espírito de enfermidade que mantinha aquela mulher doente durante dezoito anos.

Poranto se os demónios podem causar doenças físicas, quanto mais doenças de natureza emocional e psicologica.


V. A cura para as doenças psíquicas ou espirituais

A. Confissão, perdão e cura da alma.

Romanos 10:9 "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo".

1 João 1:9 "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça".

1. Vejamos um exemplo simples, para começar:

Uma senhora ouviu uma palestra de um doutor cristão formado em psicologia e psicoterapia cristão e pediu-lhe para ir visitar um amigo que estava doente e tinha deixado o trabalho. Ele foi. Este homem tinha trabalhado cerca de 30 anos no mesmo lugar sem problemas. Mas de um dia para o outro começou a sentir-se mal, dores no peito etc e caiu de cama.

Fez vários exames e testes e não foi encontrado qualquer anomalia.

Quando o doutor, o viu pela primeira vez ele pouco dizia. Passado alguns dias o doutor cristão, sentiu que o que aquele homem precisava era de Deus. Fechou os olhos e orou por ele.

Quando acabou a oração e pediu-lhe que ele lhe dissesse o que ia na sua mente, qual era o seu problema.

O homem abriu-se e contou uma história ligada com determinado pecado que ele fez. Ao acabar o doutor, falou-lhe do perdão de Deus. Da necessidade de ele confessar o seu pecado

O homem confessou o pecado, e pediu perdão a Deus. A seguir o doutor orou por ele. No outro dia, o homem acordou, sem dores, e foi trabalhar.

Confissão, perdão e cura da alma, estão ligados.

2. A Bíblia revela que Jesus tem poder para curar

Nós vemos na Bíblia que grande parte das curas de Cristo foram curas físicas. Ele, como filho de Deus, tinha o poder para curar o corpo das pessoas, a cegueira, paralisia, surdez e outras doenças.

"Mas há também curas de Cristo que eram de origem emocional, psíquica e espiritual.

Marcos 1:34 "E ele curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades; também expeliu muitos demónios, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem ele era."

Repararam nas frases: "toda sorte de enfermidades" e "expeliu muitos demónios".

Em cima, já vimos que o Senhor Jesus curou aquela mulher, corcunda, que há dezoito anos era atormentada por um espírito de enfermidade, e vemos que ele expulsou muitos demónios e curou as pessoas endemoninhadas.

Mas ele também curou a mulher que foi apanhada em adultério - uma doença moral - e que por isso a queriam apedrejar:

João 8: 10 "Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.] "

E vemos ainda que o Senhor Jesus curou muitas outras pessoas dos seus pecados morais e de personalidade, como Zaqueu, Mateus etc

ELE até curou Tomé cujo pecado era a falta de fé - a dúvida - e Pedro, cujo pecado era a impulsividade e curou prostitutas como Maria Madalena e a mulher que lavou-lhe os pés e enxugou-os com os seus cabelos.

Nós não temos a mesma autoridade de Cristo, nem dos Apóstolos, para fazer milagres, prodígios e maravilhas como eles fizeram, mas podemos no entanto fazer um seguimento às pessoas que estão sofrendo de diversas doenças e moléstias, estudando a Bíblia com elas, fazendo o aconselhamento pastoral, levando-os a retiros espirituais e a fazerem estudos específicos ligados ao problema que estão a sofer.

No entanto, eu creio que ao mesmo tempo é importante orar para Deus intervir com unção, cura, libertação e restauro divino em algumas áreas aonde houver necessidade de uma intervenção divina mais directa.

O processo da cura da alma envolve um acompanhamento gradual perseverante, juntamente com a oração da fé constante pedindo por intervenções divinas na vida da pessoa em questão. 

Vou dar um exemplo:

Os aditos da droga e do álcool estão dependentes de uma substância e precisam de tempo para gradualmente libertarem-se da dependência dessas substâncias. Para isto, eles devem receber acompanhamento médico, juntamente com acompanhamento pastoral para haver resultados duradouros e profundos. Há portanto todo um lado físico e psicológico que precisa de restauração através do apoio médico e pastoral indicado e isto leva tempo.

Mas, paralelamento a este processo gradual de restauro físico e psicológico, a pessoa tem vontade, raciocínio, emoções, instintos, subconsciente etc, que precisam de receber "unção divina" e em alguns casos mesmo "cura divina". 

Desde o primeiro contacto com a pessoa, que nós devemos orar sempre pela "unção e cura divina" na vida da pessoa, pois a pessoa ao receber estas "provisões espirituais" de Deus será preparada para aceitar ir para um centro de reabilitação e também para reagir positivamente ao tratemento físico e psicológico durante este tempo de reabilitação.

Com a cura da alma é a mesma coisa. Há um processo de restauro gradual feito na alma da pessoa e isto leva tempo, que deve ser acompanhado com "unção e cura divina" a ser providenciada por Deus à pessoa durante este processo que irei chamar também de "reabilitação".

Claro que há casos em que Deus pode agir de tal maneira e curar mesmo a área física e psicológica da pessoa, e devemos orar por isto, mas esta não é a regra geral, é a excepção.

Portanto devemos orar sempre pela "unção e cura divina" das pessoas com Fé e na autoridade que nos foi confiada por Cristo.


V I. Erros que devemos evitar

É um erro não fazermos distinção entre as doenças físicas e as doenças da alma e espirituais. Se a doença tem a sua origem na alma, terá que se tratada através de uma terapia psicológica e espiritual.

Mas se a doença for de origem física, apesar da terapia psicológica e espiritual poder ajudar, terá que haver a intervenção daqueles que foram treinados: os médicos, cirurgiões, psiquiatras etc.

Se ignorarmos este erro mostramos que somos ignorantes e a nossa ignorância poderá ter consequências graves para as pessoas com quem estamos a lidar.

Podemos pôr em risco a vida de uma pessoa se não permitimos que seja tratada do pelos médicos, quando a sua doença é física.

A. Acusam as pessoas de falta de Fé.

Há muitas Igrejas e pastores que acusam as pessoas que não foram curadas, de terem tido falta de fé,.

A forças mentais que ainda não totalmente conhecidas. Há pessoas que são curadas de uma doença, sem terem fé nenhuma para serem curadas. São precisamente curadas pela acção de técnicas mentais que poderão ter efeito no seu corpo (coisas ainda não conhecidas pela ciência).

Há curas feitas através de métodos espiritualistas e espiritistas ou através do poder da sugestão, que não têm qualquer origem em Deus.

O problema está em saber se estas curas são de longa duração ou não. Eu me lembro de alguém que parecia curada ao receber em casa um pastor curandeiro que era acompanhada de uma mulher que era medíum.

Eu adverti a senhora em casa dela e numa reunião feita na casa de um crente, pois eu sabia que ela não tinha sido curada por Deus. A pessoa não quis ouvir, mas ficou aparentemente curada: deixou de coxear e de ter a cara caída, pois a perna estava presa e a cara caída por causa de uma trombose que teve, e não precisou mais de fazer o tratamento que estava a fazer.

Mais tarde, ela apercebeu-se que foi enganada e roubada em muito dinheiro, e soube do caso de outras pessoas que também foram enganadas na sua vila. Ela decidiu então voltar à Igreja, chamou-me a casa, oramos juntos, ela confessou o seu pecado, passado uns dias voltou a estar doente e ainda está doente até hoje, coxeia a perna, tem a cara caída e precisa de fazer o tratamento, senão morre.

É um senhora de fé, a prova é que teve coragem para reconhecer o seu pecado, mas Deus não a curou.  Claro que não podemos negar que há curas divinas, nuitas pessoas testemunham disso, e esta senhora poderia testemunhar do mesmo, mas Deus tem outros planos para ela.


B. Acusam as pessoas de falta de fidelidade com a Igreja

Dizem que as pessoas são infiéis e não querem nenhuma compromisso financeiro com a Igreja e os pastores. Se eles derem, e quanto mais derem, Deus lhes dará em troca, saúde e riquezas.

Normalmente quem utiliza estas tácticas e técnicas são os chamados “movimentos de Fé” ou "movimentos do Evangelho da Prosperidade", que tem o alvo de enriquecerem à custa da ignorância dos crentes.

C. Igrejas que associam doenças físicas e psiquicas ao pecado

Há Igrejas extremistas e excêntricas que associam todas as doenças, perdas e calamidades na vida de uma pessoa a um pecado que estamos a cometer. Ou seja se uma pessoa fica doente, ou perde alguma coisa ou pessoa, ou passa por um problema trágico é porque anda a pecar.

Pode ser verdade em alguns casos, mas não é sempre verdade em todos os casos.

No caso de Job, os amigos o acusaram que ele estava a sofrer e a perder por culpa do seu pecado. E estavam enganados e foram repreeendidos por Deus, pois Job era um homem recto.

Além disso estas Igrejas dizem que se uma pessoas tiver Fé em Cristo, nunca fica doente, nem pobre, pois Cristo veio libertar-nos de todas as maldições.

É verdade que Cristo veio pagar e libertar-nos de todos os pecados, enfermidades e maldições, mas é so na ressureição final que receberemos um corpo e uma vida gloriosa.

Em Romanos 8:18-39 vemos que nesta terra, gememos, sofremos, somos perseguidos, condenados, passamos fome, nudez, somos entregues à morte todos os dias por a mor de Jesus, mas em tudo seremos vencedores, pois nada nos afastará do amor de Cristo e um contemplaremos a redenção completa do nosso ser incluindo a alma e o corpo e não seremos mais servos da corrupção.


V I I. A conclusão

Vemos então que a cura passa pelo Senhor Jesus, que tem poder para curar todas as doenças, incluindo as de natureza física, psíquica, emocional, moral, personalidade e de natureza espiritual.

As cura das doenças de natureza psíquica, personalidade, moral e espiritual, passam pelo reconhecimento do pecado, qualquer que seja, seguido da confissão do pecado e do perdão oferecido por Deus.

Se houver reconhecimento, confissão, haverá perdão. Quando há perdão, há libertação do pecado, ou dos seus efeitos e há purificação da culpa.

Se, num caso especial, houver uma doença física, mas causada por um pecado ou demónio, a cura também passa pela confisão, arrependimento, fé seguida do perdão de Deus.

 Às vezes, neste caso, a pessoa é perdoada, restaurada, mas do ponto vista físico podem ficar sequelas causadas pelo pecado, que podem nunca ser curadas.

Havendo, reconhecimento, confissão, perdão, libertação, purificação da culpa, há sempre restauração e cura da alma.

Leia ano meu blog sobre a cura divina

FIM

Sem comentários: