INTRODUÇÃO
Eu elaborei este estudo sobre a Grande Comissão a mais de 25 anos atrás e tenho vindo a actualizar durante os anos conforme fui ensinando às Igrejas com quem tenho trabalhado.
O Estudo foi elaborado para consciencializar jovens e adultos para a obra missionária, assim como as Igrejas, incentivando os crentes a orarem, contribuirem financeiramente e a estarem preparados para IREM para lugares mais distantes.
Se alguém quiser utilizar este estudo como base ou esqueleto para uma série de pregações ou estudos sobre a Grande Comissão, pode copiar o estudo para um ficheiro do word e depois então fazer todas as alterações que achar bem.
Ide e pregai ... |
Achamos nós que Satanás abrandou a sua oposição à verdade nos nossos dias só porque os crentes não são queimadas em fogueiras ou lançadas aos leões?
Mas que nada nos torne infiéis à nossa comissão gloriosa; tomemos a decisão qualquer que seja o custo, de proclamar fiel e ousadamente aos outros o Evangelho de Cristo.
No final o jovem disse: “Eu explico-lhe. Eu tenho um grande trabalho com um pequeno salário. O senhor está a oferecer-me um pequeno trabalho com um grande salário. Prefiro o primeiro – o grande trabalho com o pequeno salário”.
Este jovem tinha as coisas numa perspectiva clara, ele ia partir como missionário para terras distantes.
Se o povo de Deus estiver disposto as fazer o que este jovem obreiro fez, não faltarão crentes dispostos a ir pregar o Evangelho aos vizinhos e nas ruas; e outros partirão para locais mais distantes.
B. Textos que falam na Grande Comissão.
D. Equipando a Igreja para o seguimento imediato e o discipulado
I I I. A Amplitude da Grande Comissão
A. Expansionismo missionário de 1770 a1980.
B. Estatísticas sobre a missão evangélica no mundo
C. Panorama do Mundo
D. Os inimigos da Grande Comissão
1. Pregação clara do Evangelho.
2. Evangelismo local e regional.
3. Evangelismo transcultural.
4. Seguimento dos interessados.
5. Discipulado dos crentes.
6. Plantação da Igreja.
7. Plantação de novas Igrejas.
8. Estratégias de grupo.
9. Teologia da Contextualização
Se lerem o meu post sobre o Reino de Deus e a Igreja de Cristo, nesse post eu falo no conceito de Evangelho Integral ou Evangelização Integral, que inclui não só o Evangelho-como-palavra, mas também o Evangelho-como-obra e o Evangelho-como-sinal.
Mas, como disse, eu não irei abordar neste estudo o Evangelho-como-obra e o Evangelho-como-sinal, pois teria que tornar o estudo muito abrangente, mas gostaria de dar simplesmente algumas ideias básicas sobre o Evangelho-como-palavra na obra da Grande Comissão.
No entanto, eu bem sei que quando falamos na Grande Comissão, não podemos perder de vista o Evangelho Integral que inclui como já disse o Evangelho-como-palavra, o Evangelho-como-obra e o Evangelho-como-sinal, que estão completamente interligados.
e ressuscitar no terceiro dia |
É claro que os outros conceitos que nos permitem formar uma definição de Evangelização Integral se encontram na Bíblia em geral, no Antigo Testamento e também no Novo Testamento, pois já vemos a sua prática na Igreja primitiva que cuidava dos órfãos, viúvas e pobres e orava pelos doentes e pelos reis para haver paz e justiça na terra. Marcos 6:30-36, I Timóteo 2:1-2, 5:3-10, Tiago 1:27, 2:1-6
No antigo Testamento os profetas não se cansaram de repetir: "pratiquem o direito e a justiça" Jeremias 22:3, Amós 4:24, Isaías 1:16-17.
Por isso é bíblico dizer que juntamente com a pregação do âmago do Evangelho que é pregar Cristo morto e ressucitado para nos salvar, e que deve ocupar lugar central na evangelização, nós somos também comissionados a cuidar dos pobres, orar pelos doentes e a lutar pela justiça na terra.
Era bom consultar também o meu post sobre o Cristão e a Política, onde eu falo do Mandato Cultural.
Mas se eu estou a realçar que "não podemos esquecer que Jesus comissionou a Igreja para ir pregar o Evangelho da salvação da alma" - que é o Evangelho-como-palavra, Cristo morto e ressuscitado.
Infelizmente , em nossos dias uvimos falar muito de obra social e de sinais, prodigios e maravilhas, mas muito menos do âmago do Evangelho que está ligado à proclamação da morte e da ressureição de Cristo para nos salvar do Inferno e nos dar a Vida Eterna.
B. Textos que falam na Grande Comissão
Como este assunto sobre o que é a Grande Comissão toca em aspectos telológicos delicados e controversos, vou colocar como anexo no final de deste estudo para quem quiser aprofundar um pouco sobre de facto o que é a Grande Comissão.
VER ANEXO NO FINAL DESTE ESTUDO
Notemos em primeiro lugar a compaixão de Jesus:
Neste texto, é a compaixão de Jesus pelos perdidos que o leva a falar do tamanho da Seara, dos ceifeiros que são tão poucos e da necessidade da oração para Deus enviar ceifeiros.
Ninguém irá se interessar pela seara e se involver na Grande Comissão se não tiver dentro de si esta compaixão pelos perdidos.
Foi esta compaixão que levou muitos missionários a darem completamente a sua vida, até mesmo a morte, pelas almas perdidas. Podemos ver com a ajuda da Internet missionários e crentes comuns que deram a vida por Cristo.
Todas as semanas há pessoas que morrem por amor a Cristo, devido à compaixão que sentem, ao tentarem levar o Evangelho às almas perdidas.
http://missoesbebedouro.blogspot.co.uk/2010/10/middleman-alegada-preso-em-malatya.html
Depois do texto salientar a compaixão de Cristo pelos perdidos, fala então da seara. A seara é o mundo, o nosso planeta, com toda a sua amplitude, diversidade e necessidades. A maior necessidade de todas é a de ouvirem a pregação do Evangelho para serem salvos.
Jesus fala da amplitude da seara :
Marcos 16:15
Este estudo serve para nos dar a visão total da seara, para podermos rogar ao Pai da seara que envie obreiros para a seara e desta forma o Evangelho seja pregado a todo o mundo e a toda a gente.
E já agora, o prezado irmão (ã) experimente sair para ir evangelizar e ceifar, seja na sua comunidade ou seja numa comunidade distante, e vai ficar surpreendido com as pessoas que irá encontrar prontas para "ouvir", mostrando muito "interesse" pelo Evangelho e vai ficar surpreendido com as conversões
A visão vem do estudo da Bíblia! |
Uma Igreja que não tenha visão da Gande Comissão, terá que ser submetida durante muitos meses à Pregações e estudos bíblicos aonde estes textos e outros serão referidos.
Temos que ter cuidado, como já foi falado em cima, de não utilizar aspectos nestes textos que estão ligados à missão dos "11" discípulos e ao Evangelho do Reino, e aplicá-los à Grande Comissão da Igreja.
O texto em baixo atesta muito claramente que para as pessoas crerem têm que ouvir.
Mas nada disto pode substituir a proclamação do Evangelho no seu sentido mais estricto que é pregar Cristo cruxificado para a salvação daquele que crê que é o Evangelho-como-palavra.
Por essa razão já disse na introdução deste estudo que nunca podemos esquecer que Jesus comissionou a Igreja para ir pregar o Evangelho da salvação da alma - que é o Evangelho-como-palavra.
Lucas 24:47
Ao dizer isto, repito que eu creio que a evangelização no sentido mais lato é integral e deve atingir o homem inteiro - corpo, alma e espírito - e por isso devemos pregar o Evangelho-como-palavra, o Evangelho-como-obra e o Evangelho-como-sinal, pregando a Cristo e ao mesmo tempo ajudando os pobres, orando pelos doentes e lutanto pelos direitos humanos.
Mas quando Paulo diz:
Marcos 15: 15-16
Nós estamos a assistir ao que já passou nos tempos de Paulo, em que os gregos buscavam sabedoria e os judeus buscavam sinais, por isso Paulo disse:
Podemos e devemos envolver-nos em obras de caridade e também procurar sinais e milagres, nada disso é errado, mas se não pregamos o Evangelho-como-palavra não há obra de caridade ou sinal ou milagre que vai salvar as pessoas.
Os perdidos precisam ouvir a pregação do Evangelho para crerem.
Romanos 1:16-17
Alguém chegou-se perto do pastor e disse "oh pastor já estou a ficar cansado, com as suas pregações sobre a Grande Comissão de Cristo" ... o pastor, nem o deixou acabar, mas replicou logo "meu filho, quando voçê decidir ir para as ruas connosco e mostrar interesse pelas missões, eu deixarei de pregar sobre a Grande Comissão".
Quando falamos de estratégia missionária, normalmente estamos a fazer referência a estratégias do ponto de vista da Evangelização transcultural ou do que se chama "missões".
Portanto, não interessa se está a evangelizar o seu bairro, a sua cidade, o seu distrito e a sua nação ou a enviar missionárias para fora das suas fronteiras, estas estratégias podem ser aplicadas no trabalho que está a fazer.
O nosso alvo é o grupo... |
A pessoa só? Estamos a falhar, pois a nossa meta deve ir para além da pessoa, e deve incluir o grupo em que aquela pessoa vive. A sua família, o seu bairro, o seu grupo social e até mesmo a sua tribo ou povo.
Temos que procurar atingir o grupo da pessoa que estamos a tentar atingir com o Evangelho.
Além disso, temos também que preparar os meios para atingirmos um grupo que escolhemos para evangelizar. É a isto que chamamos estratégia de grupo, ter uma estratégia para atingir o grupo da pessoa que está a ser evangelizada, e criar meios para se atingir este grupo ou outros grupos de pessoas.
Há uma organização inglesa chamada de "Soul Survivor" que faz acampamentos onde reune mais de 5000 mil adolescentes. Os adolescentes são então o grupo alvo do "Soul Survivor".
Temos sociedades e agências missionários que trabalham com diversos grupos, povos e nações, criando estratégias adequadas para poderem atingir estes grupos, povos ou nações.
7 - Nenhum conhecimento do Cristianismo.
6 - Algum conhecimento do Cristianismo.
5 - Nenhum conhecimento do Evangelho.
4 - Algum conhecimento do Evangelho.
3. Alguma compreensão do Evangelho.
2. Percepção das implicações pessoais.
1. Reconhecimento da necessidade pessoal.
2. Avaliação da decisão para Cristo.
3. Integração na Igreja local.
4. Propagação activa do Evangelho.
Altamente resistente ao Evangelho
Estas escalas além de nos darem os passos a seguir durante o processo de evangelização e ajudar-nos a conhecer a distância que o grupo está de Cristo e o grau de resistência e receptividade, pode ajudar-nos a criarmos um método adequado para o grupo.
Mas há um outro aspecto importante ligado ao conhecimento do grupo alvo que vem no ponto a seguir:
Deve ele ficar somente com 1 mulher e os filhos dela e expulsar da casa dele as outras mulheres e os seus filhos?
Será um bom testemunho e contribuirá para o progresso do Evangelho no meio deste povo, que queremos ganhar para Cristo e ver gradualmente as pessoas a crescerem em Cristo?
A falta dum pouco de "Contextualização" neste caso fechará completamente a porta ao Evangelho e até poderá ser muito prejudicial para o progresso espiritual do convertido?
É importante conhecer bem a Teologia da Contextualização cultural quando falamos na Grande Comissão, mas também conhecer bem a relação entre a encarnação de Cristo e a nossa "encarnação cultural" dentro das culturas humanas, quando estamos envolvidos na obra da Grande Comissão. O que irei somente dizer é que este tema da "Encarnação de Cristo e a Missão" aborda acima de tudo o facto de que Cristo ao encarnar-se na terra, embora tivesse a sua cultura judaica, e lidado com muitas outras culturas a quem pregou o Evangelho do Reino, Ele o fez, mas sem pecado.
Hebreus 4:15
Portanto qualquer que seja o grau da nossa "encarnação cultural" seja na nossa cultura ou numa cultura diferente esta deve seguir o exemplo do nosso Senhor e ser feita sem pecado.
Se quiser conhecer um pouco melhor esta relação entre a encarnação de Cristo e a missão, poderá consultar alguns sites. que nos dão uma pequena ideia desta temática.
Mateus 9:37,38
Mateus 9:35-38
Podemos orar para Deus derrubar os obstáculos postos pelo diabo e pelos inimigos do Evangelho. Além disso, podemos também orar para Deus trabalhar na vida daqueles que estão em posição de autoridade dentro e fora do nosso país, segundo a exortação em
I Timóteo 2:1-3
Nem todos os crentes irão para o campo missionário, mas todos os crentes podem orar e contribuir financeiramente ou através de outras dormas para o campo missionário e todos os crentes deviam também estarem envolvidos no mínimo no evangelismo local e regional das suas Igrejas. Oremos por isso.
I Coríntios 16:1-3
B. Criando interesse nas Igrejas pela Grande Comissão.
Os líderes nas Igreja devem motivar os crentes a orarem pelo evangelismo local, nacional e transcultural e a contribuirem financeiramente para o progresso do mesmo.
Mas além da motivação, os líderes devem criar estruturas, programas e actividades para facilitar o envolvimento dos crentes na Grande Comissão de Cristo, e desta forma os crentes estarem dispostos a orarem, contribuirem e a evangelizar com mais efectividade.
As Igrejas todas deviam ter no mínimo um departamento de evangelismo e um outro departamento para missões.
C. Equipando a Igreja para o Evangelismo
Evangelização em todo mundo, a todos os homens e ao homem todo. |
O Evangelismo fala do meio e das formas de contactar pessoalmente as pessoas e os grupos durante a evangelização. Os crentes pessoalmente e as Igrejas devem ser equipadas para o evangelismo.
O Evangelismo deve estar no coração de qualquer estratégia de grupo. Um estratégia de grupo que não incluia o evangelismo, ou o ponha no centro, é uma estratégia fraca.
Por exemplo, uma estratégia onde o alvo central é dar apoio social, na esperança que as pessoas ao serem tocadas pelo apoio social se voltem para Cristo, onde se fala de Cristo, mas que não se prega o Evangelho é uma estratégia fraca.
Podemos dizer o mesmo de uma estratégia onde se coloca toda a ênfase nos dons do Espírito Santo, na esperança que as pessoas sejam tocadas por um toque sobrenatural de Deus e se voltem para Cristo, mas que não se prega o Evangelho é uma estratégia fraca.
Não estou a dizer que não se deve fazer acção social, claro que se deve, ou que não devemos esperar toques sobrenaturais de Deus na vida das pessoas, claro que devemos orar muito e esperar que Deus se revela sobrenaturalmente à pessoas, mas nada disso deve ocupar o lugar central do Evangelho.
O Evangelho-como-palavra, O Evangelho-como-obra, O Evangelho-como-sinal,em si mesmo são um todo inseparável, devem funciona juntos, mas como há sempre um centro em tudo, o Evangelho-como-palavra é o centro do TODO, é o centro da Evangelização integral do homem inteiro.
O Evangelismo pessoal, de grupo e de massa. Que pode ser feito através do contacto pessoal um a um, ou através da pregação ou mesmo de outros meios como os midia onde se procura atingir os grupos e mesmo as massas.
O Evangelismo fala sempre do Evangelho-como-palavra, não importa o seu formato. Os fundamentos do Evangelho são colocados dentro de um formato que é apresentado às pessoas que estão a ouvir e a ver.
Normalmente todo o evangelismo segue o esquema em baixo composto de 4 etapas:
1. Introdução (preparação do ambiente)
2. Evangelho (apresentação do Evangelho)
3. Decisão (desafiando a pessoa para a decisão)
4. Acompanhamento imediato (procurando seguir as pessoas que tomaram uma decisão ou ostraram interesse)
Se o evangelismo for pessoal, este esquema é segudio através de uma conversa pessoal, se for a nível de uma reunião podemos utilizar dentro do esquema a música, testemunhos a acompanharem a pregação e apelo à conversão.
Há também diversos métodos e alguns deles estão adaptados ao grupo que queremos atingir. Como por exemplo o método do:
Evangelismo Explosivo.
O Evangelismo transcultural é mais complexo! |
Normalmente falando, para uma Igreja ser efectiva no evangelização local, deve equipar os membros com um método de evangelismo pessoal, para as pessoas poderem evangelizar os seus familiares, amigos, colegas e pessoas que vivam dentro das suas comunidades.
Além disso a Igreja local deve ter uma estratégia de evangelização, onde pode incluir as estratégias de grupo, e para isto terem um progama de actividades de evangelização. Pode incluir grupos de evangelismo que vão para as ruas e casas evangelizar as comunidades vizinhas e mais distantes.
A Igreja local deve estar na medida do possível cooperando sempre com a sua denominação, convenção e com o corpo de Cristo em geral durante a evangelização, pois estas corporações maiores podem ajudar a Igreja Local de muitas maneiras.
Mas, quando pensamos numa evangelização mais nacional e transcultural, a Igreja local terá que se associar e cooperar ainda mais com o corpo de Cristo em geral para poder ser efectiva neste tipo de Evangelização.
O Corpo de Cristo todo precisa das células locais para espalhar a sua influência pelo mundo. Da mesma forma as células locais precisam do corpo todo para poder ser unfluente.
Para uma Igeja local ser eficiente tem que aprender a trabalhar em cooperação com o corpo todo.
É por esta razão que não devemos ter muita ilusões sobre as megas Igrejas. Elas não estão a ajudar o Corpo de Cristo a crescer como um Todo.
Portanto, a Igreja local só pode ser eficiente na oração e contribuição financeira para o envio de missionários e ser eficiente no próprio envio de missionários se estiver a ter uma boa cooperação com o Corpo Universal de Cristo.
Há muitos meios ou estratégias que a Igreja local não tem acesso ou à sua disposição, quando se fala de uma evangelização mais distante, mais nacional ou transcultural, precisa da ajuda do corpo se quiser envolver-se neste tipo de evangelização mais distante.
E mesmo na evangelização local, a Igreja local precisa de meios e estratégias que o Corpo de Cristo possui e pode colocar à disposição da Igreja local.
Quando se fala de seguimento imediato e discipulado, as Igrejas têm que considerar algumas categorias de pessoas e outros aspectos a considerar no trabalho de acompanhamento das pessoas.
Podemos fazer diversas coisas, como por exemplo: fazer uma recapitulação das 4 etapas do evangelismo e ver se a pessoa compreende e está disposta a tomar a decisão para Cristo.
Isto são somente algumas ideias, mas há muitas outras opções.
E o que podemos fazer com ela?
Se a pessoa seguir bem a primeira etapa do discipulado, poderemos começar um discipulado mais aprofundado, aonde poderemos começar a falar em profundidade na santificação:
Multiplicação de discípulos |
Ao longo da História houve entretanto alguns grupos zelosos de crentes que procuraram obedecer à tarefa de cumprir essa comissão; mas, mesmo assim, um grande número de crentes não tinha uma ideia clara sobre esta tarefa e isto impediu uma aplicação desenvolvida da Grande Comisão.
A importância e a necessidade da Grande Comissão conheceu no entanto alguns reavivamentos na Inglaterra e na América por volta de1800 e tal, o que acabou por dar origem ao grande movimento missionário que de 1870 a 1980 tirou a Igreja do seu berço natal e levou a mensagem praticamente a todos os continentes e às zonas litorais e às grandes e médias cidades dos países mais importantes do mundo, tanto no Ocidente, como na América, Àfrica e na Àsia.
Mapa 1 - Mundo evangelizado em 1870 |
Mapa 2 - Mundo evangelizado em 1980 |
B. Estatísticas sobre a missão evangélica no mundo
Vemos por isso que o fim se aproxima pois o Senhor Jesus disse:
Tudo isto têm provocado uma grande crise no meios das Igrejas.
Os cristãos têm muito inimigos! Todas estas ideologias e tendências políticas, científicas e religiosas têm vindo a combater a Igreja cristã e o Evangelho, pelo que assistimos a um declínio do verdadeiro Cristianismo na Europa.
Vemos ainda que o movimento da 'Eurabia' está a crescer, que é a tomada da Europa pelos muçulumanos que aos poucos estão a crescer e aumentar a sua infuência dentro do mundo europeu.
É possível que a Igreja já foi arrebatada, e estes avisos estejam a ser adereçados aos crentes após que estarão na terra depois da Igreja ter sido arrebatada.
Mas quando o mundo e a Igreja estiverem a passar pelo momento mais escuro da época da Igreja, e Deus começará a enviar os seus julgamentos sobre o mundo, a Igreja será arrebatada pois está à espera de Jesus que voltará para livrar a Igreja da ira futura.
I Tessalonicenses 1:10
Estas estatísticas são de 1980-1990, portanto já um pouco antigas.
A nível local - É a percentagem de crentes que vivem dentro de cada bloco:
19% das pessoas que vivem no Pascífico, Austrália e oceania são evangélicos.
12% das pessoas que vivem no Ocidente são evangélicos.
9 % das pessoas que vivem em Àfrica são evangélicos.
7% das pessoas que vivem na América latina são evangélicos.
6% das pessoas que vivem na Europa do leste são evangélicos.
1,6 % das pessoas que vivem na Àsia são evangélicos.
0,34 % das pessoas que vivem no médio oriente são evangélicos.
A nível mundial - É a percentagem de crentes a nível mundial.
49% dos evangélicos do mundo vivem no mundo ocidental.
18% dos evangélicos do mundo vivem no continente africano.
12% dos evangélicos do mundo na América latina.
9% dos evangélicos do mundo vivem na Àsia.
8% dos evangélicos do mundo vivem na Europa do leste.
4% dos evangélicos do mundo vivem no Pacífico, Austrália e Oceania.
Vemos que a região do mundo onde existe a percentagem mais alta de evangélicos é na Austrália e na Oceania com 19%. Mas em baixo, vemos que a nível mundial a percentagem dos crentes que vivem no Pacífico, Austrália e Oceania é baixa, representa somente 4% da população mundial.
A seguir segue o mundo ocidental com 12% e depois Àfrica com 9% e a América latina com 7%, que mostra que também deviam estar envolvidas na Grande Comissão e a enivar evangelistas e missionários para todo o mundo.
A nível mundial, 49% da população evangélica vive no mundo ocidental, o que aumenta a responsabilidade do Ocidente na evangelização do mundo.
A seguir, vem África, que possui18% da população evangélica do mundo, e a América latina que possui 12% da população evangélica do mundo, o que as torna também muito responsáveis para a obra da Grande Comissão.
Quer isto dizer que a maior responsabilidade da Grande Comissão de Cristo, recai em primeiro lugar sobre o Ocidente, depois sobre a Àfrica e a América latina e em terceiro lugar sobre o Pacífico, a Australia e a Oceania.
Devemos portanto orar que os países que formam estes blocos continuem a enviar ceifeiros para a seara. Mas, também que Deus desperte vocação missionária na Àsia e na Europa do Leste.
Entretanto vemos que de alguns anos para cá começam a aparecer esforços evangelisticos e missionários vindos da Àsia, lembro por exemplo a Coreia ddo Sul que tem enviado muitos missionários para todo o mundo. Lembro que a economia da Coreia do Sul é forte.
A Europa do leste é que está um muito apagada em relação à Grande Comissão, pois depende ainda muito do esforço externo para manter e desenvolver a Igreja dentro das suas fronteira. Ainda não tomaram consciência da Grande Comissão.
É claro que a economia destes dois blocos, o Asiático e a Europa do leste, é fraca e isto cria dificuldades ao esforço evangelistico e missionário. Mas Deus pode enviar um despertamento e mesmo sendo pobres, começarem a envolverem-se mais na obra missionária.
Voltou-se para trás, e viu Jesus.... |
Há 257 países no mundo |
O futuro económico não é brilhante. |
A quebra do 'euro' |
Sem dúvidas que tudo isto são sinais do fim, que o regresso de Cristo à terra está perto, mas será precedido pela vinda do Anti-Cristo, que é a Besta do Apocalipse. I Tessalonicense 2:1-17
7. A religião.
Do ponto de vista religioso o mundo está também a ficar cada vez mais confuso, com o aparecimento de cultos e seitas e também do movimento da Nova Idade que está a afectar todas as grandes religiões do mundo, incluindo a religião cristã.
Entramos na Nova Idade! |
Cristianismo 35%
O Cristianismo tornou-se a religião mais forte do mundo.
O Cristianismo está divididos nas seguintes grandes denominações e devidas percentagens:
Católicos Romanos 15% quase 1 bilião de pessoas.
Evangélicos 9% são evangélicos perfazendo cerca de 600 milhões de pessoas.
Protestantismo 7% perfazendo cerca de 500 milhões de pessoas
Igreja ortoxa 2%
Igrejas Independentes 1%
Islamismo 17%
Hinduísmo 13%
Budismo 8%
Aminismo 3,4%
Judaísmo 0,44%
O Humanismo.
As seitas cristãs
O Comunismo.
O Socialismo.
A Sociologia.
O Ecumenismo.
O Liberalismo Teológico.
Os neo-carismáticos.
A Teologia da prosperidade.
O Divisionismo Evangélico.
A Ciências exactas.
A industrialização.
A Estatização do Estado.
Os direitos humanos.
E. Complexidade da Grande Comissão.
Nestas última década temos assitido a um movimento de Estatização dos Estados, em que as nações europeias, de uma lado, fazem tudo para controlar a fé cristã através de proibição impostas por leis feitas pelo Estado.
Além disso, vemos a perseguição dos cristãos nos países muçulumanos e induístas, budistas e há alguns anos agtrás mesmo nos países comunistas. Os Cristãos têm muitos inimigos.
Depois temos a recessão económica que também não é favorável ao movimento da Grande Comissão e finalmente a diversidade religiosa que obrigaos cristãos a terem que estabelecer diversas estratégias de evangelização para poder atingir toda a diversidade religiosa perto e longe de si.
Vemos então que a situação económica, politica e religiosa torna a Grande Comissão numa obra muita complexa.
Quem disse que era fácil? |
Em todo o mundo deve haver pelo menos um bilião de descrentes que vivem no meio dos crentes.
Evangelizar dois biliões de pessoas que nunca ouviram falar de Cristo, que podemos chamar de povos não alcançados.
Como este assunto sobre o que é a Grande Comissão toca em aspectos telológicos delicados e controversos, vou colocar como anexo no final de deste estudo para quem quiser aprofundar um pouco sobre de facto o que é a Grande Comissão.
Mateus 24:14
Mateus 28:18-20
O completo cumprimento desta profecia e de outras iguais, só acontecerá depois da Igreja ser arrebatada e o Evangelho do Reino ser pregado finalmente a todas as nações durante a primeira parte da tribulação - 3 anos e meio, pelos 144.000 e todos aqueles que se converterem e depois será pregado às restantes nações e línguas pelos 144.000 e também pelas 2 testemunhas já na segunda parte da tribulação, que será a pior parte da Tribulação, pois a Besta abandonará o tratado de paz que fez com Israel e passará ao ataque. Apocalipse 6 a 11.
E depois do Anti-Cristo se manifestar contra estas 2 testemunhas e contra os crentes daquele tempo, perseguindo-os e matando-os, vemos em Apocalipse que logo a seguir à ressureição das 2 testemunhas o Senhor Jesus descerá dos céus com toda a Igreja e os seus anjos, para fazer guerra à besta, prender satanás e estabelecer o Reino de Deus na terra por 1000 anos em cumprimento a todas as profecias antigas. Apocalipse 19 e 20.
Nunca podemos esquecer que o Reino de Deus só descerá completa à terra, quando o Rei dos Reis e o Senhores dos Senhores, que foi rejeitado pelos seus na sua primeira vinda, mas vai voltar à terra para julgar o mundo e reinar na terra, na sua sª vinda.
Mas há alguns aspectos em que eu não concordo com estes teólogos:
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