segunda-feira, 2 de julho de 2007

7 - Unção do Espirito Santo

Viriato Martins elaborou esta sebenta sobre as doutrinas do Espírito Santo e dividiu-a em onze capítulos:

1. O Derramamento do Espírito Santo

2. O Convencimento do Espírito Santo

3. O Baptismo do Espírito Santo

4. O Enchimento do Espírito Santo

5. Os Dons e milagres do Espírito Santo

6. Os Ministérios do Espírito Santo

7. A Unção do Espírito Santo

8. As Línguas ou glossalia

9. A Cura Divina

10. Os Movimentos de Fé

11. O Reavivamento Divino

Vemos que nesta questão das doutrinas do Espírito Santo, vigora mais a tradição de cada Igreja do que um estudo baseado unicamente na Bíblia. E todos pensam que a sua tradição está certa, e a dos outros irmãos está errada!

Onde estamos a basear a nossa doutrina sobre o Espírito Santo, na Bíblia ou na nossa tradição?

Esta sebenta foi elaborada integralmente na base de textos bíblicos. Cerca de um terço da sebenta é constituída pela simples transcrição de textos bíblicos, expostos para apoiar os nossos pontos de vista.


A unção do Espírito Santo

I. A Unção no Antigo Testamento
A. Deus manda fazer óleo sagrado para a unção
B. Os sacerdotes ungidos deviam seguir certas regras
C. O óleo da unção unge o tabernáculo e tudo o que nele há
D. No A.T. os dons eram comunicados pela imposição das mãos
E. A Unção no AT já fazia referência à unção do Espírito

I I. A Unção no Novo Testamento
A. A imposição das mãos é igual à unção sacerdotal do AT
B. O AT utiliza símbolos e o NT fala da realidade
C. A unção no NT ligada aos ministérios dos cinco servos
D. Manifestações do Espírito independentes uma das outras
E. Como reavivar a Unção do Espírito Santo
F. O óleo e a imposição das mãos podem ser importantes
G. O tempo dado a Deus é vital para receber a Sua Unção

I I I. O que não é a Unção do Espírito Santo
A. Experiência que não se harmoniza com a Palavra de Deus
B. A pregação da Palavra faz o Espírito manifestar A Unção
C. Algumas formas erradas de Unção
D. A Unção não tem gestos específicos a acompanhar

I V. O que é a Unção do Espírito Santo
A. É a manifestação de todas as graças de Deus
B. Os servos que eram ungidos no AT
C. Os servos que são ungidos no NT

V. Aspectos gerais da unção divina
A. A Definição de Unção
B. A Natureza da Unção
C. Os Objectos da Unção
D. Os resultados gerais da Unção
E. Julgamento pode descer em forma de uma Unção
F. Os resultados e sinais da Unção Divina
G. Uma Unção pode ser acompanhada de sinais físicos

V I. Conclusão do tema
A. Uma experiência genuína da Unção
B. Conclusão final


A unção do Espírito Santo

Com a ajuda de uma Bíblia electrónica podemos encontrar centenas de textos que falam sobre a Unção! E, apesar da maior parte desses textos encontrarem-se no Antigo Testamento, nós acreditamos que o Espírito que ungia naquela altura é o mesmo que ainda hoje derrama a sua Unção sobre os homens e sobre a terra.

Há servos de Deus que nunca ouviram falar da Unção, outros ouviram, mas ignoram-na. E há quem talvez possa pensar: "que a Unção era só para os sacerdotes, reis e profetas do antigo testamento, não é para nós".

"A Unção é uma manifestação do Espírito Santo que pode ter um significado geral, ou seja, podemos chamar de Unção a qualquer manifestação do Espírito Santo. No fundo, um derramamento, enchimento, baptismo ou milagre é fruto de uma Unção Divina".

A própria santificação resulta da Unção de Deus em nossas vidas.

Mas, no entanto, nós vemos na Bíblia que a palavra Unção no A.T. está muito ligada à eleição e serviço do sacerdote, profeta e do rei que não podiam iniciar nem desempenhar o seu ministério sem serem ungidos por Deus para este fim.

Eles eram chamados para o serviço, colocados à parte e ungidos para servir.

Portanto, neste capítulo, iremos falar de uma maneira geral sobre a Unção do Espírito Santo, no sentido de derramamento ou manifestação no meio do povo de Deus e sobre o mundo. Mas, ao mesmo tempo, iremos ver a Unção do ponto de vista mais específico, como já foi feito referência na secção anterior: a unção dos servos de Deus citados em Efésios 4:11 Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Doutor.

Podemos ler sobre estas manifestações em muitos textos bíblicos do Antigo Testamento e do Novo Testamento

I. A Unção no antigo Testamento

Parece que os patriarcas já tinham recebido ensinamentos, mesmo antes do tempo da lei de Moisés, sobre a redenção, o dízimo e a Unção.

No texto de Gênesis 28, "vemos que Jacó Ungiu aquela coluna sobre a qual derramou azeite".

Em Gênesis 31 "vemos que junto à coluna, sobre a qual derramou azeite, Jacó fez um voto de servir a Deus. A Unção já estava ligada ao chamado para servir".

Em Gênesis 35, "Jacó também Ungiu a coluna de pedra com óleo".

Gênesis 28:18 "Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite. 19 E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel.20 Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista,21 de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus;22 e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo".

Gênesis 31:13 "Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto (de me servir); levanta-te agora, sai desta terra e volta para a terra de tua parentela. 14 Então, responderam Raquel e Lia e lhe disseram: Há ainda para nós parte ou herança na casa de nosso pai?"

Gênesis 35:14 "Então, Jacó erigiu uma coluna de pedra no lugar onde Deus falara com ele; e derramou sobre ela uma libação e lhe deitou óleo".

Portanto, quando Moisés recebeu a ordem para instituir a Unção do óleo sobre objectos e pessoas, esta já era conhecida e praticada em parte pelos patriarcas.

Êxodo 29:21 "Tomarás, então, do sangue sobre o altar e do óleo da unção e os aspergirás sobre Arão e suas vestes e sobre seus filhos e as vestes de seus filhos com ele; para que ele seja santificado, e as suas vestes, e também seus filhos e as vestes de seus filhos com ele".

Êxodo 40:15 "e os ungirás como ungiste seu pai, para que me oficiem como sacerdotes; sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo durante as suas gerações".

Levítico 8:12 "Depois, derramou do óleo da unção sobre a cabeça de Arão e ungiu-o, para consagrá-lo. 30 Tomou Moisés também do óleo da unção e do sangue que estava sobre o altar e o aspergiu sobre Arão e as suas vestes, bem como sobre os filhos de Arão e as suas vestes; e consagrou a Arão, e as suas vestes, e a seus filhos, e as vestes de seus filhos".

A. Deus manda fazer óleo sagrado para a unção

Êxodo 30:25 "Disto farás o óleo sagrado para a Unção, o perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado da Unção".

1. Diversos textos sobre o óleo da unção

Êxodo 30:31 "Dirás aos filhos de Israel: Este me será o óleo sagrado da Unção nas vossas gerações".

Levítico 8:2 "Toma Arão, e seus filhos, e as vestes, e o óleo da Unção, como também o novilho da oferta pelo pecado, e os dois carneiros, e o cesto dos pães asmos"

Levítico 21:12 "Não sairá do santuário, nem profanará o santuário do seu Deus, pois a consagração do óleo da unção do seu Deus está sobre ele. Eu sou o SENHOR".

Números 4:16 "Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, terá a seu cargo o azeite da luminária, o incenso aromático, a contínua oferta dos manjares e o óleo da Unção, sim, terá a seu cargo todo o tabernáculo e tudo o que nele há, o santuário e os móveis".

2. O óleo da unção e sangue espargido santifica os sacerdotes e as vestes

Êxodo 29:7 "Então, tomarás o óleo da Unção e lho derramarás sobre a cabeça; assim o ungirás. 21 Tomarás, então, do sangue sobre o altar e do óleo da Unção e os aspergirás sobre Arão e suas vestes e sobre seus filhos e as vestes de seus filhos com ele; para que ele seja santificado, e as suas vestes, e também seus filhos e as vestes de seus filhos com ele".

Levítico 8:12 "Depois, derramou do óleo da Unção sobre a cabeça de Arão e ungiu-o, para consagrá-lo. 30 Tomou Moisés também do óleo da Unção e do sangue que estava sobre o altar e o aspergiu sobre Arão e as suas vestes, bem como sobre os filhos de Arão e as suas vestes; e consagrou a Arão, e as suas vestes, e a seus filhos, e as vestes de seus filhos".

Assim como os sacerdotes precisavam de ser santificados através da Unção do óleo, para desempenharem o sacerdócio, os servos de Deus em nossos dias, devem receber uma Unção que lhes permita viver num nível de santidade acima dos crentes que estão debaixo da sua liderança.

Infelizmente, é muito comum vermos servos de Deus, com funções proeminentes na igreja, que desrespeitam as regras de moral e social mais elementares da nossa sociedade.

Se não cumprem as simples, como poderão eles respeitar e ensinar sobre regras morais e sociais mais complexas! Especialmente numa sociedade que está em evolução e que existem muitos valores que estão a deixar de ser normativos e absolutos e passaram unicamente a ter um valor relativo ou cultural!

A visão da santidade é dada ao servo de Deus através da Unção sacerdotal, que é derramada sobre eles pelo Espírito Santo, na altura da sua chamada.

Vemos então que a Unção do Espírito Santo sobre um servo de Deus, não lhe dá só dons e capacidades para exercer com sucesso o seu ministério, mas dá-lhe também a santidade necessária, para viver de acordo com o seu ministério.

B. Os sacerdotes ungidos deviam seguir certas regras

1. É impossível os servos serem santos sem a unção

Levítico 10:7 "Não saireis da porta da tenda da congregação, para que não morrais; porque está sobre vós o óleo da Unção do SENHOR. E fizeram conforme a palavra de Moisés."

Levítico 21:10 "O sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo da Unção, e que for consagrado para vestir as vestes sagradas, não desgrenhará os cabelos, nem rasgará as suas vestes. 12 Não sairá do santuário, nem profanará o santuário do seu Deus, pois a consagração do óleo da Unção do seu Deus está sobre ele. Eu sou o SENHOR".

Os servos, como o apóstolo, profeta, evangelista, doutor e mestre, devem ser santos em toda a maneira de viver e observar regras que normalmente não são exigidas aos outros crentes. Eles não deviam desempenhar os ministérios se não estiverem dispostos a essa disciplina. Seria melhor sentarem-se na Igreja como ouvintes.

I Timóteo 3:1 "Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. 2 É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; 4 e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito 5 (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); 6 não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.7 Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo. 8 Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, 9 conservando o mistério da fé com a consciência limpa. 10 Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato."

II Timóteo 2:22 "Foge, outros sim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. 23 E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas. 24 Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, 25 disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, 26 mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade".

Há ministros de Deus que não são bons maridos e pais, e são dados ao vinho, avareza, contenção, orgulho, luxúria e à prostituição!

2. A Bíblia fala de alguns obreiros que caíram no pecado

I Timóteo 1:19 "mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé. 20 E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem"

II Timóteo 2:17 "Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. 18 Estes se desviaram da verdade e abandonaram a fé.

II Timóteo 4:10 Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia. 14 Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras"

O que é que correu mal com estes servos (e outros em nossos dias)? È porque não tiveram um chamado de Deus?

Há servos que podem ter tido um chamado, mas, em alguns casos, acabaram por cair no pecado, por simplesmente nunca terem recebido a Unção sacerdotal para o desempenho do cargo.

É da Unção que vem a verdadeira capacidade e santidade que capacita e qualifica o ministro para vencer as dificuldades e tentações que vêm do mundo, da carne, do diabo e das lutas ligadas com os seus ministérios.

Os ministros nomeados em Efésios 4, podem facilmente ser derrotados pelo diabo, pela carne e pelo mundo e pelas lutas inerentes ao cargo, se não receberem uma Unção específica de Deus para desempenhar tal cargo.

Vemos no Antigo Testamento, exemplos de homens que mesmo ungidos por Deus, caíram no pecado como foi o caso dos reis Saul, Davi e Salomão e o juíz Sansão.

No entanto, é bom dizer, desde já, que eu não estou a colocar a 'experiência', neste caso a 'experiência da unção' de Deus sobre ministros de Deus em frente do conhecimento da Palavra. Os servos de Deus devem acima de tudo terem um conhecimento correcto e amplo da Palavra de Deus se quiserem ter um sucesso verdadeiro no seu ministério.

Eu também não estou a falar da 'nova unção' que é muito referida nos movimentos da terceira vaga do Espírito Santo. Mais à frente iremos ver o que é a verdadeira unção e a falsa unção, e falarei um pouco mais sobre isto. 

C. O óleo da unção unge o tabernáculo e tudo o que nele há

É interessante ver que o óleo da unção era também utilizado para ungir o tabernáculo e os vasos sagrados.

Êxodo 40:9 "E tomarás o óleo da Unção, e ungirás o tabernáculo e tudo o que nele está, e o consagrarás com todos os seus pertences; e será santo".

Levítico 8:10 "Então, Moisés tomou o óleo da Unção, e ungiu o tabernáculo e tudo o que havia nele, e o consagrou".

D. No A.T. os dons eram comunicados aos servos pela imposição das mãos

Este texto revela que pela imposição das mãos, já praticada no A.T. dons eram comunicados e servos consagrados ao ministério.

Deuteronômio 34:9 "Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés impôs sobre ele as mãos; assim, os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés".

E. A Unção no AT já fazia referência à unção do Espírito

O óleo da Unção ao ser derramado era um símbolo de um derramamento espiritual. Vemos esta ideia já no A.T, em que Deus fala do derramamento do Espírito não só sobre os seus servos, mas sobre a terra e sobre os homens.

Juízes 14:19 "Então, o espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que desceu aos asquelonitas, matou deles trinta homens, despojou-os e as suas vestes festivais deu aos que declararam o enigma; porém acendeu-se a sua ira, e ele subiu à casa de seu pai".

I Samuel 16:13 "Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o espírito do SENHOR se apossou de Davi."

Isaías 44:3 "Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes";

Ezequiel 39:29 "Já não esconderei deles o rosto, pois derramarei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o SENHOR Deus".

Joel 2:28 "E acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; 29 até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias".

Zacarias 12:10 "E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram"


I I. A Unção no Novo Testamento

No novo testamento há um versículo que associa o óleo, ou azeite a uma Unção espiritual.

Tiago 5:14 "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor".

O azeite é simplesmente um símbolo do Espírito Santo que derramado sobre o doente produz a sua ** cura.

Há doenças físicas, psíquicas, morais e espirituais que podem ser curadas pela oração. Neste caso, o doente pode ser de tal forma ungido pelo Espírito Santo, que é instantaneamente curado.

*** Nota importante: eu não sigo a teologia do Evangelho da cura e da prosperidade ou as doutrinas da terceira vaga, que ensinam que Deus não quer ninguém doente, nem pobre, só quem não tem fé é que fica doente e pobre. Mas acredito na cura divina, que devemos orar com fé pela cura divina e se for a nossa convição, ungir os doentes com óleo, mas a cura deve estar sempre dependente da vontade e da Soberania divina.

Portanto, ao orarmos Deus poderá curar a pessoa em questão, mas noutros casos Deus poderá simplesmente colocar uma unção sobre a pessoa que irá ajudá-la a lidar de uma forma positiva com a sua doença ou com aquilo que a atormenta ou preocupa.

Além disso, devo salientar que eu penso também que os dons de revelação e poder falados na Bíblia estavam muito ligados à missão dos profetas e apóstolos da Bíblia e ao ministério de Jesus. Por essa razão não assistimos em nossos tempos a curas miraculosas tão extraordinárias como aquelas que foram feitas pela mão dos profetas, apóstolos e pela mão do Senhor Jesus.

Penso que também devemos ser realistas, pois a nível de doenças físicas, normalmente não vemos nas Igrejas as pessoas a serem curadas sem mais nem menos quando contraem uma doença física (+ uma gripe, cancro, cegueira, surdez ou sofrem de uma deficiência física de nascença ou causada por um acidente).

Claro que pode acontecer, e não é errado orar por isso, mas raramente vemos a cura acontecer. É possível que em campos missionários distantes hajam mais curas desse gênero, não sei!?  

É claro que devemos distinguir curas físicas das acções miraculosas e revelações sobrenaturais de Deus através das quais Deus age ainda hoje protegendo e dirigindo os seus filhos e também devemos distinguir as curas físicas do género acima citado + , da unção de cura divina que Deus pode muitas vezes providenciar sobre alguém que sofre de problemas emocionais, psíquicos e espirituais. 

É claro que qualquer experiência deve estar sempre de acordo com a Palavra de Deus ***

Mas voltanto à unção, há ainda outros dois versículos que associam a imposição das mãos a uma Unção espiritual.

I Timóteo 5:22 "A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro".

II Timóteo 1:6 "Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos".

É claro que muitos dizem que aqui a imposição das mãos está única e exclusivamente ligada à consagração para o serviço e de facto é verdade. Mas o servo receber "capacidade espiritual" pela unção do Espírito Santo sobre a sua vida também é verdade. Quando um dos 5 servos (estamos a falar deles - apóstolo, profeta, evangelista, pastor e doutor) é consagrado para o serviço Deus faz repousar sobre ele uma unção especial para ele poder desempenhar o seu ministério com sucesso.

É claro que esta unção não substitui a fidelidade e maturidade espiritual do servo e o conhecimento da Palavra de Deus. Aliás, temos o direito de dizer que a escolha e a consagração de um destes 5 servos para o ministério por uma Igreja, depende precisamente da sua fidelidade e maturidade espiritual e do seu conhecimento da Palavra de Deus. Mas, o que estamos a dizer, é que ao receber o chamado e ao ser consagrado para o serviço, Deus colocque sobre o servo a "unção" que o capacitará para desempenhar o se ministério.

Penso que podemos aqui utilizar a palavra "capacitação" para o serviço como uma espécie de sinónimo de "unção" para o serviço.

Lembro que os servos antigos, homens santos e conhecedores da Palvra e dos propósitos de Deus,  como Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Josué, Elias, Eliseu, David, Jeremias, Ezequiel e mesmo alguns do Novo Testamento, como Paulo no caminho para Damasco, ao receberem o chamado para o ministério, fizeram uma grande experiência com o Espírito de Deus,  que não só os chamou, mas também os capacitou para o serviço através de uma "unção" ou "encontro" espiritual. 

É desta "unção", desta "capacitação" ou deste "encontro" com Deus, que eu estou a falar, que Deus concede aos servos que deram provas de fidelidade, maturidade e conhecimento da Palavra. Em alguns casos, como foi o caso de Paulo, Deus pode chamar da escuridão e das trevas, os capacitou logo para o serviço e depois daí é que se iniciou o processo de maturação. 

E isto pode ainda acontecer hoje, Deus chamar alguém das trevas e capacitar para um determinado ministério logo a partir deste momento, através de uma unção espiritual e depois então a pessoa entra no processo de maturação e aquisição do conhecimento da Palavra de Deus. 

Mas, normalmente a maturação e a fidelidade, precede ou vem antes do chamado e da capacitação ou "unção" para o serviço.

A. A imposição das mãos é igual à unção sacerdotal do AT

Os versículos em cima, em Tiago e I e II Timóteo revelam que a Igreja primitiva utilizava o óleo para ungir, que acompanhada da oração da fé curava os doentes, e utilizava a imposição das mãos para conceder uma bênção espiritual àqueles sobre quem eram impostas as mãos.

Os dois versículos de Timóteo, em particular, revelam que a Igreja utilizava a imposição das mãos ao consagrar as pessoas para o ministério.

Portanto, nada nos devia impedir de dizer que a imposição das mãos neste texto, representa o mesmo que a Unção com óleo do A.T. que ao ser efectuada sobre o rei, sacerdote ou profeta comunicava-lhes uma capacidade e dons espirituais necessários para o desempenho do seu cargo.

Aliás, vemos textos do Antigo Testamento que já associam a Unção à imposição das mãos e não só ao derramamento com óleo santo, ou seja, através da imposição das mãos já praticada naquela altura, dons eram comunicados e servos eram consagrados aos ministérios para o qual Deus os chamava.

Deuteronômio 34:9 "Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés impôs sobre ele as mãos; assim, os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés".

Portanto, a imposição das mãos era uma prática que já vinha dos tempos do Antigo Testamento e não só a Unção com óleo santo.

B. O AT utiliza símbolos e o NT fala da realidade

O Antigo Testamento utilizava objectos e símbolos para explicar verdades espirituais. O Novo Testamento fala da realidade que os símbolos e objectos antigos representavam, embora os versículos acima referidos mostram que a Igreja guardou algumas das práticas e utilizava o óleo para ungir os doentes e a imposição das mãos para consagrar crentes para o ministério.

Mas, o mais importante aqui é a realidade que estes versículos querem revelar: ao orarem sobre os doentes eles eram curados e ao consagrarem os obreiros eles recebiam um dom espiritual. A unção de Deus serve para comunicar cura, libertação, conhecimento, revelação e dons para o desempenho dos cargos.

I João 2:20 "E vós possuís a Unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. 27 Quanto a vós outros, a Unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua Unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.2

Actos 1:8 "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra".

Actos 2:17 "E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos";

Actos 2:18 "até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão";

Actos 19:6 "E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam".

C. A unção no NT ligada aos ministérios dos cinco servos

Depois desta análise poderíamos dizer que no Novo Testamento a Unção, embora mantenha um significado geral, está muito ligada aos ministérios da Igreja.

Ninguém pode pretender servir ao Senhor sem primeiro ter tido um chamado e a seguir ser ungido para tal fim. Sem a Unção, os servos de Deus não verão um verdadeiro crescimento, bênção e vitória no seu ministério. Poderão ser derrotados pelas dificuldades!

As formas e os símbolos que cada Igreja utiliza para praticar esta verdade durante uma cerimónia de consagração, se utiliza o óleo ou a imposição das mãos, ou simplesmente a oração, talvez não sejam o mais importante. O mais importante é que o obreiro não comece a servir sem ter recebido o dom e a bênção para o desempenho do seu ministério.

Aliás, era bom fazer uma cerimónia sempre que se consagra um crente para qualquer serviço, pedindo um dom espiritual e uma bênção para ele, para o desempenho do seu serviço. A Igreja não pode prescindir da Unção Sacerdotal.

"A Unção Sacerdotal do N.T, assim como no A.T. é quando o Espírito Santo desce sobre um servo e o capacita para desempenhar o seu trabalho.Os pastores e os demais servos ficarão muito limitados sem esta Unção Sacerdotal".

Isto não quer dizer que recebem esta Unção e pronto tudo vai ser automático. Claro que não. Eles devem buscar continuamente o derramamento do Espírito sobre a Igreja e sobre o mundo e o enchimento contínuo do Espírito Santo. Devem também despertar a Unção que Deus fez repousar sobre eles e os respectivos dons, como disse Paulo a Timóteo:

II Timóteo 1:6 "Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos".

D. As manifestações do Espírito são independentes uma das outras

Não devemos confundir as manifestações do Espírito. Um servo de Deus pode ser baptizado pelo Espírito Santo, conhecer experiências de derramamento e de enchimento, até fazer milagres, sem nunca ter conhecido a experiência da Unção para o serviço.

A Unção do Espírito Santo sobre os servos de Deus, que pode ser exemplificada pela vida de muitos servos de Deus no antigo e novo testamento é uma experiência totalmente independente das outras, assim como as outras experiências são independentes desta.

Quando uma acontece, não garante que a outra vai acontecer.

Aliás, podíamos dizer isto de todas as manifestações do Espírito. Quando o Espírito é derramado não quer dizer que as pessoas tocadas irão ser baptizadas. Só serão baptizadas pelo Espírito Santo aquelas que aceitarem Cristo. E os que forem baptizados pelo Espírito Santo ao aceitar Cristo, não quer dizer que isto lhes garante automaticamente o enchimento do Espírito Santo.

O enchimento só vai ser uma realidade para quem procurar viver cheio do Espírito Santo. Po isso temos o imperativo "Enchei-vos do Espírito" Efésios 5:18

Da mesma maneira, nada garante que um servo de Deus irá servi-lo debaixo de uma verdadeira Unção Sacerdotal. Quantos servos não começam os seus ministérios e só tempos depois é que compreendem e recebem a verdadeira Unção para servir!

É claro que a Igreja é responsável para ensinar e consagrar os servos para a obra do ministério, impondo sobre eles a unção que lhes vai "capacitar" em conjunto com a maturidade e fidelidade e conhecimento que possuem,  para desempenhar este serviço, através de uma cerimónia de consagração ou envio em que poderão utilizar o óleo ou a imposição das mãos.

Além disso, como já vimos em cima, nada garante que o servo irá manter-se sempre debaixo dessa Unção, ele deve reavivá-la constantemente como vemos em nosso texto.

E. Como reavivar a Unção do Espírito Santo

1. Reavivando a unção

II Timóteo 1:6 "Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos".

Gastando tempo a sós com Deus, lendo diariamente a Bíblia, glorificando, contemplando, pesquisando a mente de Deus e suplicando pelas suas bênçãos e favores. A quantidade e a qualidade do tempo dispensado em busca de Deus é indespensável para manter e reavivar a Unção.

Humilhando-se e fugindo do pecado continuamente.

Buscando crescer na visão de Deus e na visão do ministério e preparando-se muito bem diante de Deus antes de desempenhar as suas tarefas ministeriais.

Um obreiro que não gaste tempo a sós com Deus, em oração e pela leitura da Bíblia e a adoração, reavivando os seus sonhos e os seus dons, afinando os seus objectivos e procurando deslumbrar novos objectivos, crescendo na santificação e na paixão pelas almas; mais cedo ou mais tarde sentir-se-á incapaz de continuar o seu ministério.

Quando chegar essa altura acontecerão duas coisas: ou ele desistirá do ministério ou continuará no ministério, mas como se fosse um mero funcionário público, sem paixão pelas pessoas e sem compromisso com Deus.

2. O servo de Deus pode perder a Unção

O servo de Deus pode perder a Unção e ser retirado do ministério, como aconteceu com o Rei Saul.

I Samuel 18:12 "Saul temia a Davi, porque o SENHOR era com este e se tinha retirado de Saul".

Deus pode retirar a Unção a um servo, quando comete um pecado que Deus considere que não é mais digno de manter o ministério.

O rei Davi correu o risco de perder a sua Unção, por causa do pecado de adultério com Bate-Seba e o homicídio contra Urias..

Salmos 51:11 "Não me lances fora da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito".

Ele estava a falar da Unção que Deus lhe tinha dado para reinar, não da sua salvação. Davi ouviu a repreensão do profeta Natã e arrependeu-se, suplicando a Deus para lhe restituir a alegria da salvação e enviar restauração para o seu coração.

Salmos 51:12 "Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário."

F. O óleo e a imposição das mãos podem ser importantes

Se a Igreja utilizar o óleo e a imposição das mãos, só está a fazer aquilo que foi feito nos tempos bíblicos.

Por isso, é possível que a cerimónia de consagração dos servos para o ministério seja mais digna e mais bela quando utilizamos estes dois símbolos bíblicos – o óleo e a imposição das mãos.

O óleo e a imposição das mãos talvez ajude a dar mais valor e mais seriedade à cerimónia de consagração dos servos para o ministério.

G. O tempo dado a Deus é vital para receber a Sua Unção

Quando a Igreja ou um crente, busca uma Unção da parte de Deus, esta não é concedida pelo Espírito Santo de uma forma automática como muitos pensam. Ou seja, basta nós oramos, pedirmos a Unção, e esta cai logo sobre nós.

A dádiva da Unção não funciona assim tão automaticamente. A Unção é concedida como resultado do tempo dispensado diante de Deus. Desta forma, ao aproximarmo-nos Dele, a sua presença vai se intensificando aos poucos, até ao ponto em que se manifesta sobre nós. É a esta manifestação do Espírito de Deus, a seguir a um tempo intenso de busca, que chamamos de Unção.

Quando um crente, ou um ministro de Deus, está no seu tempo silencioso, buscando uma Unção, a presença de Deus vai-se intensificando e é entre os 5 aos 15 minutos, pelo menos, que Deus se manifesta e concede a Unção procurada. O tempo pode variar de crente para crente, é claro. Mas é necessário tempo!

Este contacto íntimo com Deus, concedido pela Unção, revela ao crente ou ao ministro, diversas coisas, comunica-lhe diversos sentimentos, que variam de situação para situação, de experiência para experiência e de crente para crente.

Quando é uma Igreja a buscar a Unção, o processo é o mesmo, decorre no tempo de busca. É só a partir de um certo momento da reunião, que os crentes começarão a sentir que Deus está a manifestar-se, a Ungir.

Portanto, o tempo que damos a Deus, e a qualidade desse tempo, é vital para a recepção de uma Unção que queiramos receber da parte do Espírito Santo.


I I I. O que não é a Unção do Espírito Santo

A. Experiência que não se harmoniza com a Palavra de Deus

A experiência da Unção que não está em harmonia com a Palavra de Deus é falsa. A verdadeira Unção provém de uma combinação harmoniosa entre a Palavra de Deus e a manifestação do Espírito Santo, que é o agente espiritual que produz a Unção.

O Espírito Santo é o agente da Unção. Mas, uma Unção, dita do Espírito, que não se combine harmoniosamente com aquilo que as escrituras ensinam sobre a Unção, pode ser uma unção de natureza emocional ou psíquica e em alguns casos de natureza diabólica.

"A unção de natureza diabólica passa-se em igrejas de carácter espiritualista, ou movimentos extremistas, que premeiam o oportunismo e a manipulação das pessoas através de interpretações erradas da Bíblia. No fundo, utilizam a Bíblia só para enganarem os crentes, e alguns crentes caem nas suas armadilhas".

A Unção Divina mais credível é quando o Espírito Santo unge em harmonia com o ensino da Palavra de Deus a crentes que conhecem a Palavra de Deus e estão expostos ao efeito da pregação da Palavra.

É por isso que é importante que o ensino e a pregação da Palavra de Deus sejam feitos debaixo da verdadeira Unção de Deus. Só assim atingirá resultados na vida dos crentes que estão a ouvir.

Era o caso de Miqueias, que ensinava e pregava cheio do poder que vinha do Espírito de Deus.

Miquéias 3:8 "Eu, porém, estou cheio do poder do espírito do SENHOR, cheio de juízo e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel, o seu pecado."

B. A pregação da Palavra impulsiona o Espírito a manifestar Unção

Não estamos a dizer que o Espírito Santo só unge debaixo do efeito da pregação. O Espírito Santo pode ungir debaixo do efeito de um cântico, num culto, a seguir a um acontecimento marcante, pela palavra de um irmão ou através de uma experiência sobrenatural.

Mas a Unção debaixo do efeito poderoso da pregação Palavra de Deus é talvez a Unção mais credível e mais poderosa.

A Palavra de Deus, quando é pregada por um servo cheio do Espírito Santo tem o poder de despertar, reavivar, porque o Espírito que impulsiona esta Palavra, manifesta-se com poder quando a Palavra é pregada com poder.

Ageu 1:12 "Então, Zorobabel, filho de Salatiel, e Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e todo o resto do povo atenderam à voz do SENHOR, seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, as quais o SENHOR, seu Deus, o tinha mandado dizer; e o povo temeu diante do SENHOR. 13 Então, Ageu, o enviado do SENHOR, falou ao povo, segundo a mensagem do SENHOR, dizendo: Eu sou convosco, diz o SENHOR. 14 O SENHOR despertou o espírito de Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e o espírito do resto de todo o povo; eles vieram e se puseram ao trabalho na Casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus",

No versículo em baixo de Miqueias vemos que o profeta declara estar cheio do Espírito de Deus para pregar a Sua palavra. Os servos de Deus deviam buscar o enchimento do Espírito Santo antes de pregar a palavra de Deus.

Miquéias 3:8 "Eu, porém, estou cheio do poder do espírito do SENHOR, cheio de juízo e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel, o seu pecado".

C. Algumas formas erradas de Unção

1. A Unção do riso

Deus pode ungir um crente com uma alegria tal que ele pode olhar para o acontecimento mais negro da sua vida, de uma forma tão Divina que lhe dê vontade de rir. Nós acreditamos nesta unção de riso divino sobre o crente, que normalmente é uma experiência pessoal, muita íntima, entre a alma e Deus e não forçosamente um riso histérico dentro da Igreja.

Mas o que parece que está a ser cultivado nas Igrejas que falam da Unção do riso, é precisamente o contrário. É um riso eufórico e descontrolado no meio dos cultos, em que a pessoa pode perder a noção da realidade à sua volta.

2. A voz de animais, gemidos, estremecer e cair no chão

É claro que a pessoa pode cair debaixo da Unção de Deus. Por exemplo, quando um demónio é expulso, ou durante uma experiência muito forte de arrependimento. Além disso, a pessoa pode prostrar-se no chão, ao ser visitada pelo Espírito de Deus ou durante um chamado muito forte de Deus. Mas, sobre a voz e os gemidos de animais, é difícil crer que vem de uma experiência genuína com Deus.

Sobre o cair no chão nas Igrejas, embora possa haver experiências genuínas, podem também ser o resultado de uma experiência emocional, psíquica e até demoníaca. É por essa razão que as pessoas perdem o controle, o estremecer é forte e desarticulado e até podem perder a noção do tempo, do espaço e perder a razão.

A Unção Divina toca muito na esfera do espírito da pessoa conferindo um dom ou um sentimento e iluminação de natureza espiritual e divina. Enquanto que uma unção psíquica ou diabólica toca muito na esfera física da pessoa. É por essa razão que a pessoa perde os reflexos, o controle do seu corpo e da sua razão e pode cair descontroladamente no chão.

3. A confissão positiva como resultado da Unção Divina

Se uma confissão positiva fala de uma declaração de fé nas promessas de Deus, estamos de acordo. Se diz respeito a uma afirmação contra o mal e o pecado, feita com autoridade, afim de afastá-los da nossa alma ou de alguém, também estamos de acordo. E aqui, não há dúvidas que podemos dizer que as nossas palavras tem poder para deprimir e desanimar ou para animar e levantar, para derrotar ou vencer.

Mas, se a confissão positiva fala da declaração em que iremos obter automaticamente tudo aquilo que afirmamos ou declaramos, de forma alguma estamos de acordo. É este tipo de confissão positiva que está a ser praticado em algumas Igrejas. As pessoas são iludidas a pensar que obterão aquilo que afirmarem através das suas palavras. Passam a acreditar que as suas palavras são mágicas: dizem e logo acontece. E assim vencem a doença, conseguem os salários e os carros que querem e obtêm as vitórias que proclamam.

4. A nova unção

Se a nova unção diz respeito a um espírito de renovação no meio das Igrejas em que Deus está derramando o Seu Espírito apelando aos crentes para viverem vidas mais santas, mais entusiastas, mais vitoriosas e terem mais fé no poder miraculoso de Deus, então estamos de acordo. Mas não concordamos que a nova unção é hoje uma nova vaga de Deus, trazendo à luz uma unção que nunca foi conhecida, uma unção nova que só existe em certas Igrejas.

Igrejas dizem-se portadoras desta nova unção, considerando-se de 1ª classe. As outras Igrejas não conhecem esta nova unção, só a deles! Com este tipo de unção nova não concordamos. Deus prometeu na Sua palavra, que derramaria o Seu Espírito no dia de Pentecostes, e que este Espírito iria acompanhar a Igreja até ao final. Não há nova unção, há só uma Unção que foi derramada sobre nós, que tem sido propriedade da Igreja durante a sua peregrinação na terra. Não é nova, nem é propriedade de uma Igreja em particular, muito menos nos nossos dias.

5. Passar a Unção para os outros

Romanos 1:11 "Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados".

Nós acreditamos que os pregadores ungidos por Deus, ao pregarem a palavra ou orarem pelas pessoas, comunicam as riquezas de Deus. Um ouvinte sobre o qual orarem, ou impuseram as mãos, pode receber uma bênção espiritual ou um dom espiritual.

Portanto, um pregador de uma Igreja, na sua visita a outra Igreja, pode transmitir bênçãos espirituais, incluindo dons espirituais e transmitir bênçãos que a sua própria Igreja está a receber.

Nós devíamos cultivar mais isto em nossas Igrejas, aproveitando a visita de pregadores ungidos por Deus, que além de pregarem e transmitirem-nos as riquezas de Deus, podem orar por nós.

Mas, certas práticas que alguns pregadores utilizam para passar a Unção, não se harmonizam com as escrituras.

Estes pregadores, muitos deles, homens de Deus, sinceros, pensam que ao colocarem a mão na cabeça de alguém, ou as palmas das mãos nas palmas das mãos de alguém, passam automaticamente a sua Unção para a pessoa ou concedem-lhe um dom espiritual, como se a sua Unção ou os dons espirituais fossem uma carga eléctrica.

Alguns acreditam que quando chegam a uma Igreja, podem passar automaticamente a Unção que repousa na sua igreja, para a Igreja que estão a visitar.

A partir daí, criou-se um cenário, às vezes muito emocional, que se a pessoa cair é porque recebeu a unção. Se não cair é porque resistiu e não quis receber a Unção.

Conclusão sobre as formas erradas da Unção:

Os crentes independentemente da sua denominação, devem continuamente procurar viver cheios do Espírito, obedecendo ao imperativo: enchei-vos do Espírito.

Um crente qualquer, e de qualquer época, pode viver debaixo da Unção de Deus no máximo da sua plenitude. Houve grandes homens e mulheres no passado, em que não se dava tanta ênfase às doutrinas do Espírito Santo, que viveram em toda a plenitude e fizeram coisas que só pessoas cheias do Espírito podiam fazer.

Por essa razão, as formas de Unção acima nomeadas como sendo da propriedade exclusiva de um tipo de Igrejas, e não das outras, podem muitas vezes ser fraudulentas. Infelizmente, o objectivo dessas Igrejas é o de enganar financeiramente as pessoas.

D. A Unção não tem gestos específicos a acompanhar

Embora acreditemos que a Unção possa ser acompanha de expressão corporal, não podemos catalogar expressões específicas que achamos que devem acompanhar a Unção de Deus, tais como:

O rir – em vez de rir, pode antes o ungido chorar;

O prostrar-se no chão – em vez de prostrar-se, pode antes o ungido ficar de pé, numa atitude muito reverente;

O dançar – em vez de dançar, pode antes o ungido ficar quieto;

O levantar as mãos – em vez de levantar os braços, pode antes o ungido baixar os braços numa atitude de humildade;

O falar línguas – em vez de falar línguas, pode antes o ungido ficar silencioso.

No entanto, o Antigo Testamento revela que o povo judeu louvava a Deus através da dança e da expressão corporal, o que tem sido adoptado por Igrejas que conheceram avivamentos e decidiram louvar a Deus de uma forma corporal mais expressiva.


I V. O que é a Unção do Espírito Santo

A. É a manifestação de todas as graças de Deus

A Unção é a manifestação de todas as graças, todas as habilidades, todos os poderes e todos os dons que o Espírito Santo concede aos seus para edificar o Reino de Deus na terra. É a revelação da presença de Deus no meio do seu povo. A Unção afecta todo e tudo que é tocado. Tudo o que homem ungido toca recebe a bênção da Unção.
A Unção não é portanto, uma manifestação sentimental! Ou uma demonstração humana de poder! Ou uma encenação espiritual!

O Antigo e o Novo Testamento revelam que os servos de Deus não podiam servi-lo sem primeiramente serem Ungidos para o ministério a que eram chamados.
A ordem era a seguinte, Deus os chamava para o ministério, e, antes de começar, eram ungidos. Paulo, chamado quando ia para Damasco é ungido em casa de Ananias, através da imposição das mãos.

Atos 9:17 Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.
Em alguns casos, o chamado e a Unção eram quase simultâneos. Vemos isto no caso de Moisés.

Êxodo 3:4 "Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui! 5 Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. 10 Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito".

B. Os servos que eram ungidos no AT

1. Os reis

1 Samuel 9:16 "Amanhã a estas horas, te enviarei um homem da terra de Benjamim, o qual ungirás por príncipe sobre o meu povo de Israel, e ele livrará o meu povo das mãos dos filisteus; porque atentei para o meu povo, pois o seu clamor chegou a mim.
2 Samuel 5:3 Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ter com o rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o SENHOR. Ungiram Davi rei sobre Israel"

2. Os sacerdotes

Êxodo 28:41"E, com isso, vestirás Arão, teu irmão, bem como seus filhos; e os ungirás, e consagrarás, e santificarás, para que me oficiem como sacerdotes.
Êxodo 30:32 Não se ungirá com ele o corpo do homem que não seja sacerdote, nem fareis outro semelhante, da mesma composição; é santo e será santo para vós outros".

3. Os profetas

I Reis 19:16 "A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar."

C. Os servos que são ungidos no NT

1. Hoje é para todos os crentes

E de uma forma especial para os servos que exercem ministério de apóstolo, profeta, evangelista pastor e doutor.

2. A Unção os habilita a exercer

a. A autoridade de um rei

Lucas 10:19 "Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano".

b. A interceder como um sacerdote

I João 5:16 "Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue".

c. A profetizar como um enviado de Deus

Actos 18:9 "Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales";

Visto isto, como podemos negligenciar uma verdade tão importante, a Unção do Espírito Santo sobre os crentes e sobre os que desempenham o ministério de edificar os santos.

Efésios 4:11 "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo."

Uma coisa é certa. Um chamado sem Unção, por negligência ou ignorância, nunca fará surtir os verdadeiros efeitos do chamado.

Quantas doutrinas bíblicas não têm sido ignoradas e, por isso, não beneficiamos dos seus efeitos! Não ignoremos a Unção sacerdotal.


V. Aspectos gerais da unção divina

1. A Definição de Unção

2. A Natureza da Unção

3. Os Objectos da Unção

4. Os resultados gerais da Unção

5. Um julgamento pode descer em forma de uma Unção

6. Os resultados e sinais da Unção Divina

7. Uma Unção pode ser acompanhada de sinais físicos

A. A definição da Unção

A Unção é a descida do Espírito Santo sobre um objecto ou pessoa, colocando sobre este objecto, ou pessoa, algo de sobrenatural, que só pode vir de Deus, e produz frutos, santidade, louvor, adoração, dons, carismas, bênçãos, protecção, poder, graça e milagres.

B. A Natureza da Unção

A Unção não fala da presença de Deus, pois esta é contínua e presente em todos os lugares, mas fala sim da manifestação de Deus.

Portanto a Unção do Novo Testamento e a Unção do Antigo Testamento é igual, é a manifestação de Deus sobre um objecto, sobre a terra ou sobre os homens.

C. Os Objectos da Unção

A Unção pode ser derramada sobre uma pessoa, objecto e a terra.

No Antigo Testamento era derramada sobre o Tabernáculo.

Nada indica que é errado pedir uma Unção sobre uma casa, um templo, ou sobre o negócio que um crente vai começar.

Podemos pedir uma Unção sobre as sementeiras e colheitas.

Às vezes, a Unção de Deus fala exclusivamente da manifestação de Deus abençoando as sementeiras e colheitas, ou trazendo resultados positivos: morais, sociais, económicos e políticos, ou produzindo um julgamento.

D. Os resultados gerais da Unção

A Unção sobre os servos de Deus, concede-lhes dons, poder, visão, sabedoria, ciência e virtudes divinas. Sobre os descrentes produz o arrependimento e a fé. Sobre a sociedade, traz paz, moral, justiça e prosperidade económica.

Sobre a terra, produz prosperidade nas suas sementeiras e colheitas. E sobre o planeta, a Unção ajuda a manter o equilíbrio climático e ecológico que este tanto precisa. Pode ainda descer sobre os ímpios em forma de julgamento

E. Um julgamento pode descer em forma de uma Unção

Mateus 3:11 "Eu vos baptizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos baptizará com o Espírito Santo e com fogo".

Mateus 3:12 "A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível".

Joel 1:15 "Ah! Que dia! Porque o Dia do SENHOR está perto e vem como assolação do Todo-Poderoso. 16 Acaso, não está destruído o mantimento diante dos vossos olhos? E, da casa do nosso Deus, a alegria e o regozijo? 17 A semente mirrou debaixo dos seus torrões, os celeiros foram assolados, os armazéns, derribados, porque se perdeu o cereal. 18 Como geme o gado! As manadas de bois estão sobremodo inquietas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas estão perecendo.19 A ti, ó SENHOR, clamo, porque o fogo consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo".

Estes textos falam de um derramamento – ou Unção - de fogo e destruição vinda de Deus para julgar os homens e a terra.

F. Os resultados e sinais da Unção Divina

Há sinais e resultados que acompanham sempre uma verdadeira Unção Divina qualquer que seja o seu objectivo.

1. Pessoas recebem salvação, perdão, regeneração

Gálatas 3:27 "porque todos quantos fostes baptizados em Cristo de Cristo vos revestistes".

Actos 2:38 "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo".

2. Crentes recebem conhecimento

I João 2:20 "E vós possuís a Unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento".

3. A Unção transmite a verdade

I João 2:27 Quanto a vós outros, a Unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua Unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.

4. Crentes recebem o dom de Línguas

Actos 2:4 "Todos ficaram cheios do espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem".

Actos 2:4 "Todos ficaram cheios do espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem".

5. Crentes recebem ousadia para pregar a Palavra de Deus

Actos 4:31 "Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus"
f. Crentes recebem o espírito de sabedoria

Actos 6:3 "Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço";

6. A Unção é o poder do alto sobre os crentes e o mundo

Actos 1:8 "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra".

Lucas 24:49 "Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder".

7. Jovens e velhos, recebem visões, profecias e sonhos

Joel 2:28 "E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;"

Actos 2:17 "E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos";

Actos 2:18 "até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão"

G. Uma Unção pode ser acompanhada de sinais físicos

1. Sons e vento

Actos 2:2 "de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados".

2. Línguas de fogo

Actos 2:3 "E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles".

3. Estremecimento da casa onde estão os ungidos

Actos 4:31 "Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.

4. Prodígios no céu e sangue, vapor, fogo na terra

Actos 2:19 "Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais em baixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça".

5. O Sol converte-se em trevas e a lua em sangue

Actos 2:20 "O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor".


V I I. Conclusão do tema

A. Uma experiência genuína da Unção

Alguém fez uma pergunta a uma cantora cristã:

Em quais eventos você mais sentiu a presença e a Unção de Deus?

Vejamos a resposta desta serva de Deus:

São vários, mas o que foi muito especial e que me marcou bastante foi o evento em que estive cantando na cidade de Santarém no norte do Pará - Brasil, no 5º. Congresso da Paz, onde muitas pessoas foram renovadas e realmente a Unção do Senhor Jesus estava ali. 1286 pessoas se converteram naquela noite. Estavam presentes no Estádio de Futebol mais de 20 mil pessoas e realmente foi uma bênção.

A Escócia há cerca de quatrocentos anos estava mergulhada em profundas trevas: O povo vivia numa pobreza degradante. O sistema feudal, que em outros países já havia sido abolido, ainda predominava na Escócia. Não existia a classe média. Apenas o clero, a nobreza e o povo. O povo era considerado os vassalos dos barões. Era escravo no corpo e na mente. O clero levava uma vida corrompida e imoral. Neste caos surge um homem levantado por Deus chamado João Knox. Sob o ministério deste homem o país foi transformado completamente.

B. Conclusão final

Não haverá nenhuma diferença entre um músico do mundo e um músico cristão se a Unção de Deus não estiver sobre a sua vida. Se a Unção do Espírito Santo, que confirma o seu ministério, não estiver presente em sua vida, ele (a) deve esquecer tudo e começar a buscar imediatamente a Unção divina.

Quando alguém é chamado para exercer o ministério do louvor, é ungido por Deus e recebe poder e autoridade para realizar as suas funções. Desta maneira, a sua presença irá manifestar o aroma agradável dessa Unção, e as pessoas receberão de coração aberto a administração feita pelo ministro (a) de louvor.

O mesmo se passará com o pastor a ministrar a palavra, o mestre a ensinar, o profeta a consolar e a exortar, o evangelista a pregar a salvação e o apóstolo a plantar novos trabalhos; as pessoas estarão de coração aberto e sentirão um aroma espiritual vindo do Espírito Santo, se estes servos estiverem a exercer o ministério debaixo da Unção do Espírito Santo.

As Igrejas têm caído num erro muito grave: é de pensar que a Igreja só precisa de uma boa organização liderada por pessoas talentosas. Mas isto é errado, pois nenhuma pessoa, nem organização, por muito eficientes que sejam, substitui a Unção de Deus na Igreja.

Uma Igreja sem Unção e sem servos ungidos mais tarde ou mais cedo tornar-se-á num cadáver.

Muitas vezes são os servos ungidos a razão da Igreja ser ungida, pelo seu exemplo, santidade, visão, pregação e ensino.

Quando os servos de Deus perdem a unção, quando a Igreja perda a unção, se de Deus não enviar um avivamento para despertar essa Igreja, para que torne a viver debaixo da Unção de Deus, ela acabará por morrer definitivamente.


FIM

Sem comentários: